“Anvisa não é parceira de nenhum laboratório”, diz diretor da agência
Instituto Butantan criticou decisão da agência reguladora de suspender testes com a vacina Coronavac
atualizado
Compartilhar notícia
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou nesta terça-feira (10/11) que a agência reguladora não tem parceria com nenhum desenvolvedor ou laboratório.
“A Anvisa não é parceira de nenhum desenvolvedor, de nenhum laboratório, de nenhum instituto. Não somos parceiros”, disse Torres em coletiva de imprensa.
O Instituto Butantan, ligado ao Governo de São Paulo, que desenvolve a Coronavac em parceria com a chinesa Sinovac, criticou a suspensão dos estudos clínicos com a vacina pela Anvisa e acusou a agência de fazer política.
Nessa segunda-feira (9/11), a Anvisa suspendeu os testes da vacina Coronavac após identificar um “evento adverso grave”. Sem dar mais detalhes, Torres informou que as informações comunicadas à agência chegaram incompletas.
Já o Governo de São Paulo explicou que não foi avisado oficialmente e soube pela imprensa da suspensão dos estudos clínicos.
De acordo com o governo de São Paulo, a morte do voluntário de 33 anos não está relacionada aos testes com a vacina. De acordo com informações preliminares, a causa do óbito seria suicídio.
O desenvolvimento e os estudos com a Coronavac deram caldo a uma queda de braço entre João Doria, governador de São Paulo, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os dois se tornaram adversários políticos.