metropoles.com

Anvisa deve aprovar aplicação de vacina da Pfizer em crianças

O presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, disse nesta quarta-feira (15/12) que a agência anunciará uma “ótima notícia” sobre a vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Vacina pfizer
1 de 1 Vacina pfizer - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve anunciar, nesta quinta-feira (16/12), que a vacina da Pfizer obteve autorização para ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos. Segundo o presidente do órgão, Antônio Barra Torres, o órgão dará uma “ótima notícia” sobre a imunização contra a Covid-19.

“Soube há pouco das nossas áreas técnicas que está pronta a análise da autorização de vacina para a faixa etária dos 5 a 11 anos. Portanto, é uma ótima notícia que nós teremos amanhã. Acreditamos e vamos trabalhar com todo empenho para que, por volta das 10h ou 10h30 da manhã, possamos estar anunciando do resultado”, disse o almirante. Ele participou de audiência realizada por uma comissão conjunta da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (15/12).

“Não estou antecipando em absolutamente nada do resultado. Todos já conhecem a minha forma de conduzir, como não antecipo voto em diretoria colegiada, também não estou antecipando o resultado. A análise é conclusa e amanhã teremos então essa resposta que tantos brasileiros aguardam”, assegurou o chefe do órgão.

A Anvisa anunciou, também nesta quarta-feira, que concluiu a avaliação técnica do pedido de indicação da Pfizer para crianças. A solicitação foi feita pela farmacêutica em 6 de novembro.

“A finalização da análise ocorre após a submissão à agência de dados complementares pela desenvolvedora. Além do corpo técnico da agência, a avaliação contou com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras”, explicou a Anvisa, em nota.

No final de outubro, a Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa dos Estados Unidos, decidiu aprovar a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Dos 18 membros do painel do órgão, 17 votaram a favor, e um se absteve. Um dia antes, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) também aprovou o uso do imunizantes no grupo etário.

Sete dias depois, a Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos aprovou, por unanimidade, o uso da vacina da Pfizer nas crianças com idade entre 5 e 11 anos no país. A aplicação teve início no dia 3 de novembro.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?