metropoles.com

Anvisa determina recolhimento de 2 lotes da cerveja Belorizontina

Em princípio, lotes foram distribuídos em Belo Horizonte, mas determinação vale para todo o país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Backer_Belorizontina
1 de 1 Backer_Belorizontina - Foto: Divulgação

Em resolução publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (10/01/2020), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento, em todo o país, de dois lotes da cerveja Belorizontina, fabricada pela Cervejaria Backer, de Minas Gerais.

Os lotes são os de número L1 1348 e L2 1348. A agência orienta ainda que os consumidores não bebam o produto, que é suspeito de causar uma doença que tem como sintomas insuficiência renal e alterações neurológicas e levou a pelo menos uma morte.

“A decisão do recolhimento foi motivada pela suspeita de uma relação entre o consumo da cerveja desses lotes e os casos”, diz nota da Anvisa.

O número do lote está impresso em um retângulo branco na parte de trás da embalagem da cerveja, junto com a data de validade. Em princípio, esses dois lotes contém 66 mil garrafas de cerveja.

Outro lotes, porém, seguem sendo analisados pelas autoridades sanitárias.

“O recolhimento dos produtos é de responsabilidade do próprio fabricante”, informou ainda a Anvisa. A Cervejaria Backer já havia informado que pretendia recolher os lotes e uma força-tarefa criada em Belo Horizonte pediu aos consumidores que possuam cervejas dos lotes citados para levá-las até unidades da Vigilância Sanitária municipal.

Laudo da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) confirmou, na quinta-feira (09/01/2020), a contaminação de duas amostras da cerveja com a substância dietilenoglicol. A suspeita é que a bebida tenha causado uma doença misteriosa que já matou uma pessoa e afetou pelo menos outras nove.

Todos os lotes
A cervejaria Backer informou, também nesta sexta (10/01/2020), que vai recolher as cervejas belorizontinas, mesmo as que não fazem parte dos lotes contaminados. Além disso, os consumidores poderão devolver os produtos e receber o dinheiro da compra.

“A Backer informa que continua colaborando com as autoridades, que tem todo interesse em esclarecer os fatos e reitera que a substância dietilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa do processo de fabricação de seus produtos”, diz trecho de nota divulgada pela cervejaria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?