Anvisa concede certificação de boas práticas para fábrica da AstraZeneca
A certificação é um dos pré-requisitos para a continuidade do processo de registro da vacina no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou, na noite desta quarta-feira (23/12), que concluiu a avaliação técnica da inspeção realizada entre 7 a 11 de dezembro na fábrica da farmacêutica WuXi Biologics, na China.
A avaliação da equipe técnica concluiu pela publicação da certificação de Boas Práticas de Fabricação da empresa. A farmacêutica é a responsável pela produção do imunizante contra o novo coronavírus da AstraZeneca, que é desenvolvido em parceira com a Universidade de Oxford e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A certificação é um dos pré-requisitos para a continuidade do processo de registro da vacina no Brasil. Nessa segunda-feira (21/12), a Anvisa informou que concedeu o mesmo certificado para a Sinovac, produtora da Coronavac.
Aprovação
Na última sexta (18/12), o presidente da farmacêutica AstraZeneca, Pascal Soriot, afirmou que a companhia trabalha para conseguir aprovação de seu imunizante contra a Covid-19.
Segundo previsões do executivo, a aprovação deve acontecer em janeiro de 2021, e o início da aplicação, a partir de fevereiro do próximo ano, a depender da capacidade de produção da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O prazo é próximo das primeiras expectativas do Plano Nacional de Imunização (PNI) anunciado pelo governo federal. Inicialmente, o governo federal anunciou que começaria a aplicação das vacinas em março. Contudo, após pressões de governadores, publicou documento dizendo que definirá novo calendário sem ainda cravar a data.