Saúde atrasa entrega de 1 milhão de doses da Pfizer, diz governo de SP
De acordo com governo paulista, 71% das doses previstas do imunizantes estão represadas pelo governo federal por problemas de logística
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governo de São Paulo aguarda 1.187.000 de doses da Pfizer que deveriam ter sido entregues pelo Ministério da Saúde, mas ainda não chegaram.
A coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, disse que o estado deveria ter recebido o total até o último dia 26/7, mas até agora só recebeu 475 mil doses, ou seja, estão represadas 71% das doses prometidas.
As justificativas do Ministério da Saúde, segunda ela, são logísticas, e não há uma previsão de quando as doses serão entregues.
“A gente tem um senso de urgência. A minha responsabilidade, junto com o governador e o secretário de Saúde, é um compromisso de colocar na rede a vacina assim que ela chega, em até 24h, e é assim que a gente tem feito. Mas eu preciso que o Ministério tenha o mesmo senso de urgência para avançar com a campanha”, disse ao Metrópoles.
O governo paulista pretende antecipar a vacinação de adolescentes para 20 de agosto, e o único imunizantes que tem autorização para ser aplicado em pessoas de 12 a 17 anos é o da Pfizer.
Em relação à AstraZeneca, o governo paulista deve receber nesta quarta-feira (28/8) 952 mil doses do imunizantes, destino a aplicação da segunda dose no estado.