Saúde anuncia que disponibilizará 354 milhões de doses de vacina em 2022
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, serão 120 milhões de imunizantes da AstraZeneca e 100 milhões da Pfizer
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (8/10), que vai disponibilizar para a população 354 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 em 2022. Segundo o ministro Marcelo Queiroga, para que isso aconteça serão investidos R$ 11 bilhões.
O governo estima aplicar mais duas doses na população acima de 60 anos e imunossuprimidos, com o intervalo de seis meses, além de mais uma dose de reforço na população até 59 anos. A pasta ainda não descarta a possibilidade de ampliar o público-alvo da campanha.
As vacinas disponibilizadas para o ano que vem serão da AstraZeneca (120 milhões de doses) e da Pfizer (100 milhões de doses). Mais 134 milhões de doses serão de saldos de contratos de 2021.
Durante coletiva realizada nesta sexta, o chefe da Saúde considerou um cenário positivo. “Me permite assegurar que os brasileiros terão uma campanha muito eficiente e 2022 será o ano do fim da pandemia de Covid-19”, disse Queiroga.
O ministro ressaltou ainda que imunizantes da Covax Facility, aliança internacional conduzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não entram nesse pacote para 2022. “Está tendo muita dificuldade de entregar a vacina.” Ele ressalta que a maioria dessas doses será contratada ainda em 2021.
Outras vacinas
No país, a Coronavac e a Janssen possuem somente a autorização de uso emergencial. Os imunizantes da Pfizer e de Oxford/AstraZeneca têm registro definitivo.
Na última semana, o Metrópoles revelou que com o fim do contrato da Coronavac previsto para este mês, a pasta não tem mais a intenção de adquirir novos lotes do imunizante.
“A Coronavac ainda está com o registro emergencial pela Anvisa. Assim, compras futuras (dentro do planejamento do próximo ano) não mais se justificam legalmente por órgão público nessa situação”, alegou um integrante do órgão federal.