metropoles.com

“Saudade imensa”, filho desabafa sobre 1º Dia dos Pais sem Maguito

Prefeito de Goiânia morreu de Covid em janeiro; seu filho, o ex-deputado federal Daniel Vilela, postou, neste Dia dos Pais: “Saudade imensa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Maguito Vilela e Daniel Vilela, respectivamente ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia e ex-deputado federal. Ambos do MDB
1 de 1 Maguito Vilela e Daniel Vilela, respectivamente ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia e ex-deputado federal. Ambos do MDB - Foto: Reprodução/Instagram

Goiânia – O ex-deputado federal Daniel Vilela (MDB-GO) fez um post emocionado neste domingo (8/8), o primeiro Dia dos Pais sem que ele tenha a presença de seu próprio pai, Maguito Vilela, prefeito empossado de Goiânia que morreu por complicações da Covid-19 em janeiro deste ano.

Nas redes sociais, Daniel, que também é presidente regional do MDB em Goiás, postou uma série de fotos em que ele aparece ao lado do pai ou que remetem à vida em comum dos dois. “Impossível retratar em fotos todo o meu amor por você, meu pai. Mas elas retratam todo o amor que você teve por mim, através do seu olhar, da sua mão acolhedora, do beijo que vc me dava”, disse.

O político também tentou definir o vazio que diz sentir com a ausência de Maguito: “Nesse momento não consigo mais escrever sobre nós, a dor da saudade é imensa…”

A sequência de fotos mostra Daniel e Maguito vestindo uniformes de futebol, paixão comum entre os dois, e em campanhas eleitorais e cenas do cotidiano, junto com a família.

Daniel citou ainda os próprios filhos, netos de Maguito. “Mas como Deus é perfeito em sua bondade, tenho a oportunidade de eternizar nosso amor através do Fred e da Maria, filhos maravilhosos e netos orgulhosos do avô extraordinário que tiveram!”

O ex-deputado ainda fala sobre o que Maguito significou para ele: “O melhor pai do mundo!!!”

Veja o post:

Covid

Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia (entre vários outros cargos e funções públicas), Maguito Vilela, de 71 anos, era candidato à Prefeitura de Goiânia em 2020. Ele contraiu Covid-19 ainda durante a campanha, quando ainda não havia vacina disponível.

O estado de saúde do candidato só foi piorando. Por fim, ele teve que ser transferido para São Paulo, já no final do mês de outubro. Líder nas pesquisas, Maguito venceu o primeiro e o segundo turno das eleições sem ter participado presencialmente da reta final e, sequer, votado.

Eleito prefeito, Maguito tomou posse por assinatura eletrônica enquanto se recuperava de complicações da Covid-19 em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, onde estava internado desde 22 de outubro. No dia 13 de janeiro ele não resistiu e morreu. Seu caso causou comoção não só em Goiás, onde era muito querido, como em todo o país.

O emedebista deixou quatro filhos: Vanessa, Daniel, Maria Beatriz e Miguel; a mulher, Flávia; e quatro netos.

11 imagens
Prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela, morreu no dia 13 de janeiro deste ano, após 83 dias internados em decorrência da Covid-19
Maguito Vilela ocupou vários cargos na vida pública
Antes de ser eleito prefeito de Goiânia, Maguito ocupou dois mandatos à frente de Aparecida de Goiânia
Daniel Vilela, presidente do MDB em Goiás: partido anunciou saída da gestão municipal de Goiânia em abril deste ano
Daniel é filho de Maguito Vilela e presidente do partido em Goiás
1 de 11

O político do MDB era conhecido por ser conciliador

Reprodução/Facebook
2 de 11

Prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela, morreu no dia 13 de janeiro deste ano, após 83 dias internados em decorrência da Covid-19

Divulgação
3 de 11

Maguito Vilela ocupou vários cargos na vida pública

Pedro França/Agência Senado
4 de 11

Antes de ser eleito prefeito de Goiânia, Maguito ocupou dois mandatos à frente de Aparecida de Goiânia

Paulo José
5 de 11

Daniel Vilela, presidente do MDB em Goiás: partido anunciou saída da gestão municipal de Goiânia em abril deste ano

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 11

Daniel é filho de Maguito Vilela e presidente do partido em Goiás

Vinícius Schmidt/Metrópoles
7 de 11

Daniel Vilela foi acompanhado em sua posição por vários correligionários e aliados

Vinícius Schmidt/Metrópoles
8 de 11

Maguito foi eleito quando já estava intubado, em estado grave, e tomou posse no hospital

Reprodução/Instagram
9 de 11

Governador Ronaldo Caiado em velório de Maguito Vilela, em janeiro de 2021

André Costa/Especial para o Metrópoles
10 de 11

Velório de Maguito Vilela, em janeiro de 2021

André Costa/Especial para o Metrópoles
11 de 11

Cortejo com o caixão de Maguito Vilela passou por Aparecida de Goiânia

André Costa/Especial para o Metrópoles
Trajetória

Luiz Alberto Maguito Vilela nasceu em Jataí, região sudoeste de Goiás, em 24 de janeiro de 1949. Teve a vida marcada por duas grandes paixões: futebol e política. Chegou a ser jogador profissional pela Jataiense, time da cidade natal, mas teve na política seu maior brilho.

Mas acabou que o futebol o tornou popular no início da trajetória e ajudou em sua primeira eleição, para vereador, em 1976. O apelido Maguito, aliás, veio do futebol, pelo seu porte físico: alto e magro. Em 1982, foi eleito deputado estadual.

A eleição para a Câmara dos Deputados veio quatro anos depois. No Parlamento, participou de um dos momentos marcantes da história do país: a elaboração da Constituição Federal em 1988. À época, foi vice-líder do MDB na Câmara e, em 1990, vice-governador de Goiás ao lado do cacique Iris Rezende.

Era a época em que o então PMDB dominava a política de Goiás. Em 1994, Maguito tornou-se governador de Goiás. Quatro anos depois, garantiu uma vaga no Senado, quando o seu partido perdeu as eleições para o governo estadual para o PSDB de Marconi Perillo.

Maguito foi para a disputa pelo Governo de Goiás em 2002 e 2006, sendo derrotado nas duas oportunidades. No ano seguinte, foi alçado pelo ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) à vice-presidência de Governo do Banco do Brasil.

Voltou às urnas em 2008, candidatando-se à prefeitura de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital. Venceu e foi reeleito sem dificuldades, fazendo ainda o sucessor, Gustavo Mendanha (MDB) – reeleito, no ano passado, em primeiro turno, com mais de 95% dos votos válidos.

Maguito lançou-se candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB nas últimas eleições algumas semanas depois que o prefeito Iris Rezende (MDB) anunciou a aposentadoria, em 25 de agosto. Foi eleito em segundo turno, com 52,52% dos votos válidos. Quem governa a cidade pelos próximos quatro anos é o vice, Rogério Cruz (Republicanos).

O partido de Maguito, aliás, anunciou rompimento com o atual prefeito e fez uma retirada em massa da administração municipal em maio deste ano. O afastamento, aliás, foi capitaneado pelo próprio Daniel Vilela, presidente do MDB no estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?