São Paulo volta à fase vermelha na segunda-feira (12/4)
Após leve queda nas internações, o governo do estado decidiu flexibilizar o isolamento e retomar o Campeonato Paulista
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Após registrar leve queda nas internações por Covid-19, o estado de São Paulo voltará na segunda-feira (12/4) à fase vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia do novo coronavírus.
Desde o último dia 15, todos os municípios do estado estão na fase emergencial, a mais rígida do Plano São Paulo, em que uma lista restrita de serviços essenciais estão em funcionamento e há um toque de recolher entre 20h e 5h.
O toque de recolher seguirá na fase vermelha, mas escolas, lojas de material de construção e os jogos do Campeonato Paulista serão retomados.
As escolas têm permissão para voltar às aulas presenciais com 35% de ocupação no dia 12. As estaduais, no entanto, retornam dia 14 e as municipais voltam conforme decisão da prefeitura.
O novo refaseamento vale até o próximo dia 19, quando o estado vai decidir se mantém a fase vermelha, se flexibiliza para a laranja ou volta para a emergencial. A expectativa, segundo o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, médico Paulo Menezes, é que no fim de abril e início de maio alguns municípios sigam para a fase laranja, em que parques, comércios e academias voltam a receber o público.
A decisão de voltar para a fase vermelha foi tomada após o estado registrar queda de 17% nas internações entre esta semana e a anterior, apesar de alta nas mortes. É a segunda semana seguida em que há queda de novas internações.
Na quarta-feira (7/4), o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, explicou que o número de internações tem um simbolismo importante porque demonstra o momento atual da pandemia.
“Estamos colhendo os frutos do que foi feito nas fases vermelha e emergencial, depois de 21 dias”, disse. “Os dados reforçam que as medidas restritivas tiveram resultado importante”, disse.