São Paulo vai receber um milhão de doses da vacina contra a gripe H1N1
Primeiro lote, de 400 mil doses, começará a ser aplicado já nesta sexta. Cidade registra aumento de casos de doenças respiratórias
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo vai receber um milhão de doses da vacina contra a gripe H1N1 do Instituto Butantan. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), um lote com 400 mil imunizantes será disponibilizado ao município nesta quinta-feira (23/12), e a vacinação começa na sexta (24/12) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.
De acordo com a pasta, as doses serão destinadas às pessoas que ainda não se vacinaram na campanha de 2021, que foi realizada entre abril e agosto. A vacina será aplicada prioritariamente em gestantes, puérperas, lactantes, idosos acima de 60 anos e crianças de 6 meses a cinco anos de idade.
O pedido de doses de vacina contra a gripe foi feito ao Instituto Butantan pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), que tenta “amenizar o quadro preocupante de aumento no número de casos de pacientes com sintomas respiratórios nos últimos dias”. Na semana passada, a secretaria fez o mesmo pedido ao Ministério da Saúde, mas ainda não houve retorno.
Em novembro de 2021, foram registrados um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, enquanto neste mês, até a última terça-feira (21/12), já foram registrados 170.259 às pessoas com quadro respiratório.
Ao mesmo tempo em que a capital observa uma crescente nestes casos, o governo estadual nega que haja um surto e diz que não vai antecipar a campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado.
Para a secretaria estadual de Saúde, é preciso avaliar se é adequado usar a vacina da Influenza remanescente da última campanha porque o vírus que circula agora é o H3N2, uma cepa nova.