metropoles.com

São Paulo confirma o terceiro caso da variante Ômicron

Homem de 29 anos veio da Etiópia e desembarcou em Guarulhos. Ele está vacinado contra Covid-19 com as duas doses da Pfizer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Vacinação contra a Covid
1 de 1 Vacinação contra a Covid - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou, nesta quarta (1º/12), o terceiro caso de infecção pela variante Ômicron da Covid-19. Trata-se de um homem de 29 anos que veio da Etiópia, na África, e desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, na Grande SP, no último sábado (27/11).

O passageiro testou positivo para Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, a amostra foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz.

O homem está vacinado com as duas doses da Pfizer, e segue em isolamento em Guarulhos, cidade onde mora. Ele não apresenta sintomas e passa bem, de acordo com a Vigilância Sanitária estadual.

4 imagens
Pfizer e AstraZeneca são desenvolvedoras das principais vacinas contra a Covid-19
A Ômicron é considerada pela OMS como uma variante de preocupação. Ainda não se sabe se ela resiste à proteção oferecida pelas vacinas contra a Covid-19
Laboratórios estudam fabricação de nova vacina contra variante Ômicron
1 de 4

Vacinação contra a Covid-19

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Pfizer e AstraZeneca são desenvolvedoras das principais vacinas contra a Covid-19

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
3 de 4

A Ômicron é considerada pela OMS como uma variante de preocupação. Ainda não se sabe se ela resiste à proteção oferecida pelas vacinas contra a Covid-19

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Laboratórios estudam fabricação de nova vacina contra variante Ômicron

Michael Sohn - Pool/Getty Images

Outros casos

Este é o terceiro caso confirmado no Brasil com a variante Ômicron – os dois primeiros foram registrados na última terça (30/11). Os infectados são um homem de 41 anos e uma mulher de 37 anos, casados, que moram na África do Sul e estavam no Brasil para visitar familiares.

Eles desembarcaram no Brasil no dia 23 e fizeram exames, por vontade própria, antes de retornarem para a África do Sul, no dia 25. Ambos tiveram resultado positivo em testes de PCR coletados no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que “o comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos em virtude de fatores demográficos e climáticos”, e reforçou “a importância da vacinação, principalmente daquelas 3,9 milhões de pessoas que ainda não tomaram a sua segunda dose, pois somente dessa forma estarão totalmente protegidas”.

Uso de máscaras

Após a confirmação dos dois primeiros casos, na noite da última terça, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) pediu que o Comitê Científico reavalie a flexibilização do uso de máscaras. A gestão anunciou no dia 24 de novembro que planeja desobrigar o uso da proteção a partir de 11 de dezembro, em ambientes abertos e sem aglomeração.

O parecer do Comitê Científico deve ficar pronto na próxima semana.  “O nosso parâmetro sempre foi o cenário epidemiológico em São Paulo. E, por isso, precisamos saber o impacto da nova variante com a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos. É necessário ter cautela e avaliar esse novo elemento. O nosso compromisso é com a saúde da população”, disse Doria em nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?