São Paulo começa nesta quarta a produzir primeiro lote da Butanvac
Previsão é de que as primeiras 18 milhões de doses fiquem prontas em junho. Imunizante ainda não foi testado em humanos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Instituto Butantan começa, nesta quarta-feira (28/4), a produzir as primeiras doses da Butanvac. O objetivo é que as primeiras 18 milhões de doses da vacina, que não depende de insumos internacionais, fiquem prontas na primeira quinzena de junho.
Nesta quarta, se inicia a produção do primeiro lote com 1 milhão de doses. O anúncio foi feito pelo governador João Doria ao lado do presidente do Butantan, Dimas Covas.
O processo para registro do composto está em tramitação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas com atraso. O pedido para teste em humanos anunciado em 26 de março ainda não teve análise concluída pela agência.
A Anvisa argumenta que os documentos entregues estão incompletos. A previsão inicial de que a vacina pudesse ser aplicada em julho foi adiada para setembro.
Nesta quarta, embora ainda não tenha entregue todo material, João Doria pediu agilidade da agência. Destacou que o Butantan tem décadas de experiência neste tipo de composto.
A vacina considerada pelo governo como 100% nacional usa a mesma tecnologia do imunizante da gripe, produzido com ovos de galinha.