Compartilhar notícia
São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta segunda-feira (8/3) que a vacinação contra Covid-19 de idosos de 75 e 76 anos terá início em uma semana, no dia 15 de março. “Esses idosos representam 420 mil de pessoas no estado”, afirmou Doria em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Na capital paulista, a prefeitura suspendeu a vacinação no sistema de drive-thru, que voltará a funcionar com o anúncio de hoje do governo estadual das novas faixas etárias para o plano de imunização. As equipes responsáveis por este atendimento foram remanejadas para as unidades de saúde, que possuem demanda grande de pessoas.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o sistema drive-thru foi suspenso porque mais de 90% dos grupos prioritários foram vacinados até sexta (5/3). Na faixa entre 80 e 84 anos, o alcance foi de 95%; e entre 77 e 79 anos atingiu mais de 90% dos idosos.
“Aproveito para pedir que evitem a concentração na manhã do dia 15 para que não tenhamos filas e o desconforto na vacinação nos drive-thrus, seja na capital ou em outras localidades. A vacinação seguirá normalmente das 8h às 17h”, acrescentou Doria.
Fase vermelha
Desde sábado (6/3), todo estado está na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. Nessa etapa, apenas serviços essenciais podem funcionar. A medida vale até 19 de março, com possibilidade de prorrogação.
O governo também ampliou o “toque de restrição”, medida que restringe a circulação da população com reforço de fiscalização. No sábado), o horário passou das 20h às 5h. Até então, a medida era aplicada entre 23h e 5h.
São Paulo vêm batendo recordes de internações por Covid-19. Até domingo (7/3), o número de pacientes internados estava em 19.049, sendo 10.622 em enfermaria e 8.427 em unidades de terapia intensiva, conforme dados deste domingo.
As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 80,9% na Grande São Paulo e 79,5% no estado.