São Luís é a 1ª capital a começar a aplicação da 3ª dose da vacina
Mato Grosso do Sul também deve iniciar vacinação de reforço para idosos nesta sexta-feira (27/8)
atualizado
Compartilhar notícia
Antecipadas em relação ao calendário da campanha de imunização do Ministério da Saúde, algumas cidades brasileiras anunciaram a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
São Luís, capital maranhense, é a primeiro município a administrar a dose de reforço em pessoas com mais de 70 anos ou com doenças que afetam a imunidade. Lá, a campanha começou nesta quinta-feira (26/8). São Luís também foi a primeira cidade brasileira a imunizar pessoas com 18 anos.
“Vamos começar com os idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPIs) e, ainda esta semana, iremos divulgar o calendário para os próximos públicos que receberão a terceira dose da vacina”, anunciou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos-MA).
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, a partir de 15 de setembro.
A administração da terceira dose de vacinas contra a Covid-19 deverá começar nesta sexta-feira (27/8), em idosos e profissionais de Saúde de Mato Grosso do Sul. A afirmação foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.
Inicialmente, serão vacinados idosos com 80 anos ou mais, e profissionais de saúde da linha de frente, que foram os primeiros grupos a serem imunizados, no início da campanha.
Pelo país
Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, anunciou para a próxima semana o início da aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Caiado explicou que a vacinação ocorrerá por ordem decrescente de idade. As regras exatas ainda não foram especificadas, mas devem seguir o método adotado na primeira etapa da vacinação.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), divulgou na quarta-feira (25/8) que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 no estado começará em 6 de setembro. O público que poderá receber a terceira dose são os indivíduos de 60 anos ou mais que completaram o ciclo vacinal, ou seja, as duas doses, há pelo menos seis meses.
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que vai começar a aplicação da terceira dose de vacina contra Covid-19 em idosos no dia 1º de setembro. Desde esta data até o dia 10, serão vacinados idosos residentes em instituições de longa permanência. Ainda não há cronograma previsto para idosos que não morem nesses locais. A aplicação, segundo a prefeitura, será destinada a idosos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses.