Santos vai revacinar grupo que provou ter tomado vacina vencida
Funcionários de hospitais da cidade comprovaram terem sido imunizados com doses da AstraZeneca fora do prazo de validade
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de Santos, no litoral paulista, convocou nesta quinta-feira (8/7) funcionários de hospitais do município que tomaram vacina vencida contra a Covid-19 para serem imunizados novamente. A ação ocorreu após esses funcionários provarem que as doses aplicadas haviam passado do prazo de validade.
Foram chamados profissionais de três unidades de saúde: Complexo Hospitalar dos Estivadores, Hospital de Campanha Vitória e Ambulatório Médico de Especialidades Dr. Nelson Teixeira. A prefeitura, no entanto, não informou quantos estão na lista de convocados.
De acordo com a Folha de S.Paulo, três pessoas que trabalham nesses locais entraram em contato com o jornal e informaram ter tomado doses do lote 4120Z005 da AstraZeneca após o vencimento. De acordo com o relato de uma delas, o erro pode ter afetado cerca de 70 pessoas.
Ainda segundo a reportagem, as doses da segunda aplicação foram armazenadas para uso depois do intervalo de três meses, como estipula a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas, nesses casos, foram administradas, pelo menos, uma semana depois de vencidas.
Em nota, a prefeitura afirmou ter identificado erro na aplicação da segunda dose entre os dias 15 de abril e 5 de maio.