metropoles.com

Saneamento: Senado vota na 4ª projeto que derruba mudanças de Lula

Decreto de Lula não foi bem recebido pelo parlamento e deputados aprovaram medida para derrubar alterações no marco do saneamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Senado
1 de 1 Senado - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pautou para a sessão de quarta-feira (5/7) o projeto de decreto legislativo (PDL) que derruba alterações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no marco legal do saneamento básico.

Assinado por Lula em abril, o decreto aumenta o investimento privado no setor e fortalece empresas públicas. A medida permite, entre outross pontos, que empresas estatais mantenham contratos sem licitação com municípios, prática que era proibida na legislação anterior.

A edição do decreto não foi bem recebida pelo parlamento. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), manifestou descontentamento com as alterações e disse que o parlamento deve legislar sobre o tema.

Em uma das primeiras derrotas de Lula no Congresso, a Câmara dos Deputados aprovou, em maio, o PDL que derruba os decretos do presidente. Agora, o texto deve ser analisado no Senado.

Diferente do trâmite de urgência que recebeu na Câmara, o projeto teve distribuição comum no Senado, e passou pelo aval da Comissão de Infraestrutura. No colegiado, o relator da matéria foi o senador Confúcio Moura (MDB-RO).

Ao longo do mês de junho, a Comissão de Infraestrutura ouviu os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Jader Filho, das Cidades.

Uma das alternativas propostas pela oposição para compensar a derrubada dos decretos era a de que o governo enviasse um projeto de lei sobre o tema ao Congresso, algo que não ocorreu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?