metropoles.com

Saiba quem são as vítimas mortas após queda de ponte no Amazonas

Dois homens e uma mulher, até agora, foram identificados como vítimas do acidente na BR-319. Autoridades procuram por até 15 desaparecidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais/Reprodução
Vítimas da queda de ponte no Amazonas: Marcos Rodrigues Feitosa, Maria Viana Carneiro e Rômulo Augusto de Morais Pereira
1 de 1 Vítimas da queda de ponte no Amazonas: Marcos Rodrigues Feitosa, Maria Viana Carneiro e Rômulo Augusto de Morais Pereira - Foto: Redes sociais/Reprodução

Três mortos foram identificados até o momento após a queda de uma ponte no km 25 da BR-319, no município do Careiro, no Amazonas. O dentista Rômulo Augusto de Morais Pereira, 36 anos; o motorista Marcos Rodrigues Feitosa, 39; e a servidora pública aposentada Maria Viana Carneiro, 66, estão entre as vítimas.

Veículos que passavam pelo local caíram dentro do rio que atravessa a pista na manhã de quarta-feira (28/9). O governo do estado e a prefeitura da cidade divergem sobre o número de vítimas. Enquanto a prefeitura fala em 18 mortos, a gestão estadual afirma que houve três vítimas, entre oito e 15 desaparecidos e dezenas de feridos.

Os corpos dos três chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) da região por volta das 19h de quarta. Exames de necropsia serão realizados e, assim que forem finalizados, existe a promessa de liberação dos corpos para os familiares.

Veja vídeo do local:

José Carneiro, 57, marido de Maria Viana, conta que estava com a mulher no momento do acidente. “Estávamos seguindo para o sítio e a ponte já estava interditada para veículos grandes passarem, mas tinha um caminhão impedindo a passagem de todos. Descemos para ver o que estava acontecendo e a Maria ficou conversando com o pessoal. Eu ouvi a ponte estalar, consegui correr e me segurar no barranco. Foi tudo muito rápido, ela morreu logo depois da queda”, contou ao site Em Tempo.

Paulo Magno, filho da aposentada, pediu justiça. “Era grave o que estava acontecendo naquela ponte, mas nenhuma autoridade fez nada. Jogaram apenas barro e isso não resolveu nada. Precisou essas pessoas morrerem para abrirem os olhos. Clamamos por Justiça pois isso não pode ser omisso, foram três pessoas mortas, mas poderiam ser mais”, afirmou.

Imagens encaminhadas à reportagem mostram que a ponte estava em uma situação precária e veículos eram obrigados a passar por uma estrada de barro para atravessar o rio. Além disso, os vídeos mostram que no momento da queda carros de grande porte, como ônibus e caminhões, passavam pela ponte.

Rainelma Gama, 38, mulher do motorista Marcos Rodrigues Feitosa, também afirmou que o marido reclamava muito do local. “Ele mandava fotos da estrada que é escorregadia, da ponte que estava balançando. Então, a gente já tinha noção do perigo mas não imaginávamos que iria acontecer o pior”, disse.

A identidade da terceira vítima foi confirmada em nota pelo Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO). No documento, o órgão expressou “o mais profundo pesar pelo falecimento do Dr. Rômulo Augusto de Moraes Pereira CROAM – 3146, Cirurgião Dentista, nesta quarta-feira (28), vítima do acidente ocorrido na BR – 319, que liga os municípios de Manaus e o Careiro-Castanho. Neste momento de dor, as palavras são insuficientes para expressar a tristeza e a irreparável perda deste estimado profissional. O CRO-AM se solidariza com familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências nesse momento de consternação e fragilidade”.

No hospital

Informações preliminares indicam que entre os mortos e feridos estão crianças e idosos. A Prefeitura de Careiro encaminhou o nome das vítimas para o hospital, mas não se sabe o estado de saúde delas: Luís Santana da Silva, de 60 anos; Cleonilde dos Santos, de 67 anos; Gusttavo Lima, de 3 anos; Miguel Victor de Souza, de 10 anos; Vanderlei Coide Mendes, de 54 anos; Amarildo Alves, de 51 anos; e Dacicleide Moraes de Sousa, de 36 anos, estão no Hospital Deoclécio dos Santos.

Entre as vítimas encaminhadas para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, estão José Cláudio dos Santos Pereira, Eden de Almeida Prado, Ricardo de Souza Sobreira, Elionei Lira Brilhante e Mariano Andrade Mendonça. O Metrópoles entrou em contato com a unidade de saúde, mas não foi divulgada a situação das vítimas.

Confira a nota divulgada pelo governo do Amazonas:

O Governo do Amazonas informa que o governador Wilson Lima coordena as ações em apoio às vítimas do acidente que aconteceu na BR-319. Equipes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estão no local, com mergulhadores e ambulâncias de suporte avançado para os primeiros atendimentos. Até o momento, 14 vítimas foram atendidas em unidades de saúde de Manaus. O estado está à disposição do Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) para fazer o que for necessário para diminuir os transtornos causados pelo acidente. O governo vai enviar balsas para fazer o deslocamento de carros no local, enquanto o governo federal refaz a ponte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?