Saiba quem é Ricardo Abrão, sobrinho de bicheiro e suplente de Brazão
O Conselho de Ética da Câmara recomendou a cassação do mandato de Chiquinho Brazão, réu pelo assassinato de Marielle Franco
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados recomendou a cassação do deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), réu pela morte da vereadora Marielle Franco (PSol-RJ) e do motorista Anderson Gomes. Caso o parlamentar perca o cargo, Ricardo Abrão (União Brasil-RJ), primeiro suplente, pode assumir a vaga na Casa Legislativa.
Os deputados do Conselho de Ética seguiram o entendimento da relatora do processo contra Brazão, Jack Rocha (PT-ES), que apontou quebra de decoro parlamentar na conduta do deputado.
Chiquinho Brazão foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo União Brasil, em 2022. Ele obteve 77.367 votos. No entanto, em março deste ano, a executiva nacional do partido aprovou, por unanimidade, a expulsão do deputado da sigla e tenta cassar o mandato do parlamentar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ricardo Abrão
Ricardo Abrão é filho de Farid Abrão, ex-prefeito de Nilópolis, no Rio de Janeiro, que morreu em decorrência da Covid-19 em 2020. Farid foi presidente da escola de samba Beija-Flor, vice-presidente administrativo e vice-presidente jurídico da agremiação.
O primeiro suplente de Chiquinho também é sobrinho de Aniz Abraão David, conhecido como Anísio, um dos maiores bicheiros do Rio e presidente de honra da Beija-Flor.
Com a família envolvida com a escola de samba, Ricardo Abrão assumiu a presidência da Beija-Flor entre 2017 e 2021.
Nas redes sociais, ele se apresenta como “nilopolitano, empresário, casado, pai e tricolor de coração”. Ricardo Abrão também foi deputado estadual do Rio de Janeiro por duas vezes.