Saiba quem é Patricia Vanzolini, primeira presidente mulher da OAB-SP
Casada e mãe de duas meninas, Patricia Vanzolini, de 49 anos, entrou para história da OAB ao ser eleita presidente da instituição em SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Patricia Vanzolini entrou para história da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) ao se tornar a primeira presidente mulher. Aos 49 anos, casada, mãe de duas filhas e dona de um cachorro chamado Dudu, a criminalista venceu a disputa apertada contra o atual presidente, Caio Augusto Silva, ao garantir 35,80% (64.207 votos).
Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Patricia Vanzolini é mestre e doutora em Direito Penal pela mesma instituição. A advogada é ainda professora universitária na Universidade Presbiteriana Mackenzie e de cursinhos para o exame da Ordem no Damásio Educacional.
Em 2018, ela concorreu à vice-presidência da OAB-SP. A criminalista foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo – ABRACRIM-SP e é sócia do Escritório Brito e Vanzolini Advogados Associados.
Adoção
Patricia e o marido, o também advogado Alexis Couto de Brito, são pais de duas meninas, uma delas uma criança negra adotada. A pequena Priscila, de dois anos e 7 meses, é chamada de “Prisci Princesa” pela mãe, que já compartilhou algumas imagens da menina em suas redes sociais.
A criminalista não exibe imagens da família com frequência, mas em uma das últimas postagens, mostrou um passeio de bicicleta com o marido e Priscila em Santos, no litoral de São Paulo. O momento de lazer aconteceu no dia 7 de novembro, às vésperas do pleito.
Escritora
Esta foi a primeira vez na história da instituição, criada em 1932, que uma mulher é eleita presidente. A criminalista é uma defensora de uma postura mais ativa e crítica da OAB frente aos desafios da sociedade.