Saiba quem é o ruralista Joaquim Leite, novo titular do Meio Ambiente
Leite é conhecido por ser um dos mais antigos integrantes da Sociedade Rural Brasileira (SRB), onde atuou como conselheiro por 23 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Ricardo Salles pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente na tarde desta quarta-feira (23/6). A exoneração já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em seu lugar, assume o secretário da Amazônia e Serviços Ambientais, Joaquim Álvaro Pereira Leite.
Pereira foi nomeado por Salles para a secretaria em 21 de setembro do ano passado, por Salles.
No meio rural, Leite, que foi produtor de café, é conhecido por ser um dos mais antigos integrantes da Sociedade Rural Brasileira (SRB). Ele passou 23 anos como conselheiro do grupo, de janeiro de 1996 a julho de 2019.
De acordo com o currículo disponível no site do Ministério do Meio Ambiente, Leite é formado em administração de empresas pela Universidade de Marília (Unimar) e tem um MBA pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
Ele também já ocupou outros cargos diretivos na entidade, como o de secretário de Florestas e Desenvolvimento Sustentável no próprio Ministério do Meio Ambiente.
Atuava em áreas como combate ao desmatamento ilegal e recuperação da vegetação nativa, entre outros.
De acordo com o seu currículo, Leite também já trabalhou na MRPL Consultoria LTDA; na empresa do ramo farmoquímico Neobrax; na Suplicy Cafés Especiais; na LOT Incorporações; e na Fazenda Alvorada, produtora de café.