Saiba quem é o prefeito reeleito em Vitória (ES)
Eleitores foram às urnas neste domingo (6/10) para escolher que irá representá-los em cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato Lorenzo Pazolini (Republicanos-ES) garantiu a maioria dos votos válidos e foi reeleito prefeito de Vitória (ES). O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (6/10), após apuração dos resultados.
O novo prefeito de Vitória dividirá, pelos próximos quatro anos, o comando da prefeitura com Cris Samorini (PP-ES), que é vice. A cidade que ele comandará tem 322 mil habitantes, conforme informações do Censo 2022, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Lorenzo Pazolini, de 42 anos, é filiado ao Republicanos e concorreu nas eleições deste ano pela coligação Vitória da União, que une os partidos PSD, Republicanos, PP, PRD, Novo, DC.
Formado em direito, o prefeito tem pós-graduação em Gestão de Segurança Pública. Pazolini é ex-delegado de polícia, ex-deputado estadual e político brasileiro filiado ao Republicanos. Assumiu o primeiro cargo de prefeito de Vitória em 1º de janeiro de 2021 ao vencer o segundo turno com 58,50% dos votos válidos.
O ex-delegado da Polícia Civil e atual prefeito de Vitória, tornou-se conhecido da população em meados de 2015, quando se tornou titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DCPA). Ele também foi auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES), aprovado no concurso aos 22 anos, até que em 2007 foi para a Polícia Civil.
Esta é a segunda vez que o atual prefeito derrota o candidato João Coser (PT), em disputas eleitorais para prefeito do estado. Nas eleições municipais de 2020, foi eleito o 59º prefeito de Vitória, com 58,50% dos votos.
Eleição 2024
O primeiro turno das eleições ocorreu neste domingo em 5.569 municípios brasileiros. Nos casos em que for necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro.
Dados do TSE mostram que as eleições deste ano contaram com mais de 456 mil candidaturas registradas, sendo 155 mil mulheres e 301 mil de homens.