metropoles.com

Saiba quem é Marcelo Queiroga, que vai substituir Pazuello na Saúde

Metrópoles reuniu postagens de Queiroga em relação à Covid-19. Ele defende máscara e o fortalecimento do sistema de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Médico cardiologista Marcelo Queiroga
1 de 1 Médico cardiologista Marcelo Queiroga - Foto: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Marcelo Queiroga, de 55 anos, escolhido para ser o novo ministro da Saúde, é médico formado pela Universidade Federal da Paraíba. Ele fez residência médica no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, e treinamento em hemodinâmica e cardiologia intervencionista na Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O médico também é responsável pelo Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa (PB), e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia .

Desde o início da pandemia, Queiroga tem usado as redes sociais para pedir à população que respeite as medidas de proteção ao coronavírus, como o uso de máscara. Em post ele diz: “ATENÇÃO – Use Máscara!!!”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Marcelo Queiroga (@marceloqueiroga)

Flávio Bolsonaro

Queiroga é amigo do também cardiologista Hélio Roque Figueira, sogro do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente da República. Flávio chegou a indicar o nome de Queiroga para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele esperava a sabatina do Senado, suspensa por causa da pandemia.

Em  outro vídeo, em que Queiroga conversa com Ricardo Piquet, diretor executivo do Museu do Amanhã, sobre a exposição Coronaceno, o cardiologista defende outras medidas protetivas:
“Sabemos que é uma doença que não tem um tratamento específico. Nós dispomos de outras medidas que são eficazes como o uso de máscara, as questões do distanciamento social e tentar levar a nossa vida normal já que a vida não pode parar”.

O cardiologista ainda falou sobre a saúde no país: “A principal missão é o fortalecimento do sistema de saúde. Precisa tirar do papel e levar efetivamente para a prática. Já avançamos muito com a questão da vacinação”, acrescentou.

Veja o vídeo:

O cardiologista tem no currículo intensa atuação na Associação Médica Brasileira (AMB) e na Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), que também presidiu.

É casado com uma pediatra e tem três filhos – uma é médica, outro está a caminho da mesma formação e o terceiro filho é advogado.

Apoio a Mandetta

No Youtube, um vídeo intitulado “Apoio a Mandetta”, mostra o futuro ministro da Saúde elogiando o seu antecessor. Postado há 11 meses, Queiroga diz a Mandetta: “Os cardiologistas estão todos juntos com a vossa excelência para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Para nós, os médicos do Brasil é um prazer muito grande vê-lo à frente do Ministério da Saúde”.

Na ocasião, Queiroga acrescenta: “Hoje vê-lo à frente do Ministério da Saúde é a realização de um sonho, é a certeza de que após quase duas décadas temos alguém realmente identificado com os valores da medicina brasileira”.

“Somos parceiros, para não só fazer com o que o sistema de saúde seja sustentável, mas também um sistema de saúde suplementar, gerando empregos e rendas”, finalizou o agora futuro ministro da Saúde.

Veja:

4 imagens
Queiroga e ministro do Turismo
Queiroga nas redes sociais
Queiroga e ministro do Turismo
1 de 4

Médico cardiologista Marcelo Queiroga

Sociedade Brasileira de Cardiologia
2 de 4

Queiroga e ministro do Turismo

Divulgação
3 de 4

Queiroga nas redes sociais

Divulgação
4 de 4

Queiroga e ministro do Turismo

Divulgação
Política

Na semana passada, Queiroga se reuniu com o ministro do Turismo, Gilson Machado. De acordo com o cardiologista o objetivo do encontro era elaborar “o mais importante evento da cardiologia do mundo e uma plataforma global para profissionais em saúde cardiovascular é sinônimo de movimentação econômica para o país. Com estimativa de 30 mil participantes, muitos deles internacionais, a expectativa de receita com turismo é de 50 milhões de dólares”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?