Saiba quem é Diego Ventura, preso acusado de liderar ataques de 8/1
Apelidado de Diego da Direita Limpa Campos, Diego Ventura tornou-se um dos líderes do acampamento em frente ao QG do Exército, em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Militante de extrema direita e uma das cabeças por trás dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, Diego Ventura foi preso pela Polícia Federal (PF) nessa quinta-feira (20/7).
Ventura, apelidado entre os militantes como Diego da Direita Limpa Campos, logo tornou-se uma das lideranças do acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, Distrito Federal.
Em diversos vídeos publicados nas redes sociais, Ventura aparece ao lado de Ana Priscila Azevedo – presa desde janeiro e também apontada pelas investigações como uma das líderes do ataque aos Três Poderes. O militante golpista estava foragido desde a destruição dos prédios, em 8 de janeiro.
Diego Ventura foi detido enquanto aguardava o início da 3ª Assembleia Nacional da Direita Brasileira, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A prisão ocorreu por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no âmbito da Operação Lesa Pátria.
Em dezembro do ano passado, Ventura foi preso pela Polícia Militar do DF (PMDF) quando estava a caminho do STF com estilingues, rádios comunicadores e uma faca, de acordo com reportagem do portal Uol. Ele foi solto no mesmo dia naquela ocasião.