Saiba quem é Celso Sabino, novo ministro do Turismo do governo Lula
Após reunião com presidente Lula, Palácio do Planalto confirmou troca ministerial. Nomeação deve ser oficializada nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Celso Sabino (União-PA) será o novo ministro do Turismo. O Palácio do Planalto confirmou a troca ministerial após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunir com o parlamentar, nesta quinta-feira (13/7).
A troca, que ainda precisa ser oficializada no Diário Oficial da União (DOU), ocorre após o União pressionar o governo por uma troca no comando da pasta.
O União teve influência na nomeação de três pastas na Esplanada dos Ministérios: Turismo, Comunicações e Integração Regional (Waldez Goes é do PDT, mas foi indicado por Davi Alcolumbre, senador do União Brasil). Com a mudança, o governo espera consolidar uma base de apoio político na Câmara dos Deputados e conseguir aprovar pautas de interesse do Executivo.
Aos 44 anos, Sabino assumirá o comando do Turismo no lugar de Daniela Carneiro (RJ), que pediu desfiliação do União Brasil após desentendimentos com a sigla. Segundo dirigentes do União, a nomeação de Daniela representava a cota pessoal de Lula e não agradava o partido.
Quem é Celso Sabino
Amigo próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Sabino está em seu segundo mandato como parlamentar. Em algumas ocasiões, durante a última legislatura, Sabino ficou próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a acompanhá-lo em viagens.
Apesar de estar prestes a ser oficializado como ministro, o deputado já criticou a nomeação de Lula para a Casa Civil do governo da então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. A crítica, porém, foi excluída das redes sociais de Sabino.
Além disso, Sabino também votou contra o governo na análise de um trecho do texto do arcabouço fiscal que poderia gerar um impacto de R$ 26 bilhões para as contas federais. O dispositivo, porém, acabou sendo rejeitado pela maioria dos deputados.
Natural de Belém (PA), Celso Sabino de Oliveira é advogado e administrador. Em 2013, Sabino se filiou ao PSDB. Pelo partido, ocupou uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará entre 2014 e 2018.
Foi secretário do Estado e de Trabalho, Emprego e Renda durante a gestão do governador do Pará Simão Jatene (PSDB). Ele já atuou como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Pará e como presidente do Instituto de Meteorologia do estado.
Em 2018, ainda filiado ao PSDB, Celso Sabino foi eleito deputado federal pela primeira vez. No pleito do ano passado, o parlamentar foi reeleito.
Durante o seu primeiro mandato como deputado federal, Sabino deixou o PSDB para se filiar ao PSL, que se fundiu com o partido Democratas para criar o União Brasil.
Desde que assumiu o posto de deputado federal, ele já foi líder e vice-líder do PSDB na Câmara e presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).