metropoles.com

Saiba quem é Bruno Bianco, o novo advogado-geral da União

Bianco teve passagens no governo como secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho e secretário especial do Ministério da Economia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
BRUNO BIANCO LEAL
1 de 1 BRUNO BIANCO LEAL - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) surpreendeu ao anunciar, nesta quinta-feira (5/8), o nome de Bruno Bianco como novo advogado-geral da União.

Antes ser escolhido para assumir o cargo de André Luiz Mendonça, o qual deve ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o jurista teve passagens no governo como secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho e secretário especial do Ministério da Economia.

5 imagens
O nome de Bianco será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6/8)
Bruno Bianco será o terceiro advogado-geral da União de Bolsonaro
Nome de Bianco foi confirmado por Bolsonaro como novo AGU
Bruno Bianco
1 de 5

Bruno Bianco Leal assume como novo AGU no lugar de André Luiz Mendonça

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 5

O nome de Bianco será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6/8)

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Bruno Bianco será o terceiro advogado-geral da União de Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 5

Nome de Bianco foi confirmado por Bolsonaro como novo AGU

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 5

Bruno Bianco

Reprodução

Durante esse período, Bruno Bianco ganhou o apelido de “Mickey Mouse da Previdência” por conta da voz fina, característica que nunca o impediu de sentar em cadeiras importantes ao longo da carreira.

Mestre em direito pela Universidade de Marília (UniMar), especialista em direito público e pós-graduado em direito processual civil, o ex-secretário também é procurador-geral federal, posto que faz parte da carreira da AGU.

Em Marília, foi procurador-chefe da Procuradoria Seccional da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS,  e procurador regional da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ministério do Trabalho e Emprego

Na semana passada, Bianco foi nomeado como secretário-executivo do recém criado Ministério do Trabalho e Emprego. Ou seja, o número 2 da pasta comandada por Onyx Lorenzoni. Com a indicação para a AGU, ele deixou o cargo.

Nos poucos dias em que atuou como número 2 da pasta, defendeu a criação de novos regimes de trabalho, fora da CLT, mas com proteção trabalhista e previdenciária. O projeto focaria na inclusão dos informais, especialmente os jovens que buscam o primeiro emprego, e dos profissionais das novas tecnologias.

Empresários ouvidos pelo Metrópoles afirmam que estavam esperançosos com a atuação de Bianco no novo Ministério. Com a mudança, as incertezas sobre o avanço dessa proposta aumentam.

“Em nossa avaliação inicial, principalmente se mantida a equipe atual, essa reforma ministerial pode gerar uma tração em relação ao assunto e fazer sair um resultado com mais velocidade”, afirmou Lucas Pittioni,  diretor jurídico do Ifood, antes da indicação de Bianco para a AGU.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?