Saiba quando vai parar de chover no Rio Grande do Sul
Em decorrência das chuvas que atingem todo o estado do Rio Grande do Sul (RS), 1,4 milhão de gaúchos já foram afetados
atualizado
Compartilhar notícia
A situação vivida pelo Rio Grande do Sul em maio de 2024 será lembrada como o período mais catastrófico da história do estado até hoje. Diante de tantas tragédias, uma das principais dúvidas é: quando a chuva vai parar no estado? A chuvarada que está alagando centenas de cidades está ligada a um fenômeno meteorológico chamado bloqueio atmosférico, mas, dessa vez, atípico e prolongado.
Um bloqueio atmosférico é resultado da combinação de circulações de vento em diferentes níveis da atmosfera. Quando esses sistemas meteorológicos permanecem estacionados por muitos dias, as massas de ar não se movem livremente, levando a condições climáticas extremas.
O bloqueio atmosférico iniciado, tecnicamente, em 22 de abril já dura, até esta quarta-feira (8/5), 17 dias. Segundo previsões da Climatempo, ele pode se estender até 14 de maio. A redução nas chuvas no Rio Grande do Sul depende do rompimento desse bloqueio.
Após o dia 14 de maio, é esperado que o bloqueio enfraqueça ou até se desfaça, fazendo com que as frentes frias sigam seu caminho natural: passem pelo Rio Grande do Sul e sobre os demais estados da Região Sul e depois sigam para o Sudeste. As mais intensas, conseguem influenciar até o Centro-Oeste, diminuindo o calorão vivido por ambas as regiões.
Chuvas no RS
As chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o início da semana passada já afetaram 1,4 milhão de gaúchos.
Segundo a última atualização da Defesa Civil, 100 óbitos foram confirmados e 128 pessoas estão desaparecidas em todo o estado. No total, são 372 feridos.
Dos 497 municípios do estado, 417 foram atingidos, onde mais de 163 mil pessoas estão desalojadas e 66 mil encontram-se em abrigos públicos.