metropoles.com

Saiba qual país do G20 tem a menor jornada de trabalho

Das 19 países principais economias do mundo, Brasil ocupa o 11º lugar no ranking de menores jornadas de trabalho do G20. Veja lista completa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida com logo do G20 atrás. Na frente, o ministro Mauro Vieira, o presidente Lula e o ministro Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida com logo do G20 atrás. Na frente, o ministro Mauro Vieira, o presidente Lula e o ministro Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A média da jornada de trabalho dos países membros do G20 – as principais economias do mundo – variam entre 47 até 32 horas semanais, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Com uma média de 39 horas semanais na jornada de trabalho, o Brasil ocupa o 11º lugar. Empatado com a Rússia, o país fica à frente de países como Indonésia, África do Sul, México, Turquia, China e Índia.

Atualmente, no Brasil, discute-se o fim da escala de trabalho 6×1 – seis dias de trabalho seguidos por um dia de descanso -, que atingiu o número mínimo de inscrições de deputados para ser protocolada na Câmara dos Deputados e, assim, começar a tramitar.

A lei brasileira prevê uma jornada de até 44 horas semanais para o trabalhador.

Veja o ranking completo e a média de horas, por semana, trabalhada em cada país do G20:

A Árabia Saudita, que também é integrante do G20, não tem dados da média de horas trabalhadas na semana registrados na OIT.

Encontro G20

De quinta-feira (14/11) ao dia 19 de novembro, o Rio de Janeiro será palco do 19° encontro do G20. É a primeira vez que o evento acontece no Brasil.

Ao todo serão 55 delegações de 40 países difrentes, além de 15 organismos internacionais. Entre os líderes confirmados estão os presidentes de Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping.

O objetivo do evento é discutir iniciativas para promover melhorias econômicas, políticas e sociais nas 19 nações que fazem parte do grupo. É obrigação do país que cedia o encontro propor os temas. Sob presidência do Brasil, o G20 transformou três temas em prioridade: combate à fome, enfrentamento às mudanças climáticas e nova governança global.

É esperado, ainda, que o documento que reúne as propostas do G20 faça menção as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, com um pedido de paz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?