metropoles.com

Saiba os estados onde as mulheres mais são assassinadas no Brasil

Em 2021, foram 1.347 vítimas de feminicídio e, em 2022, 1.437, um aumento de 6,68% nos casos de assassinato contra mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images/Reprodução
Imagem colorida mostra mulher sentada no canto enquanto uma mão masculina fechada a ameaça, em um caso de possível feminicídio ex-companheiro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mulher sentada no canto enquanto uma mão masculina fechada a ameaça, em um caso de possível feminicídio ex-companheiro - Metrópoles - Foto: Getty Images/Reprodução

O Brasil registrou uma alta de 6,68% nos casos de feminicídio no Brasil durante o ano passado, segundo a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (20/7). Foram 1.437 vítimas de feminicídios em 2022 contra 1.347 no ano anterior.

Segundo o Anuário, são 3,1 casos de feminicídio em Rondônia a cada grupo de 100 mil habitantes. Empatados, Acre e Mato Grosso possuem 2,6 ocorrências. Juntas, as três unidades da federação registraram 82 episódios.

O levantamento leva em consideração casos de ocorrência registrados pelas autoridades policiais de cada estado.

Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo são os estados com os menores índices de feminicídios por cada grupo de 100 mil habitantes. Reunidos, os três registraram 239 casos.

Os casos de feminicídio são caracterizados quando a vítima é assassinada pela condição de ser mulher. O crime pode ter como motivação ódio, desprezo, sentimento de perda e também quando o cidadão acredita que aquela pessoa é sua propriedade, comum em relacionamentos.

Homicídios

Nos casos em que as vítimas de homicídios são mulheres, o Brasil registrou 4.034 óbitos em 2022, um aumento de 1,74% em comparação com 2021, quando 3.965 casos foram registrados.

Rondônia lidera a lista entre os estados brasileiros com o maior número de mulheres assassinadas por grupo de 100 mil habitantes. Na sequência aparecem Roraima e Rio Grande do Sul.

Por outro lado, São Paulo registrou o menor número de mulheres mortas. Foram 423 assassinatos em 2022, contra 366 em 2021, uma alta de 13,4%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?