Saiba onde fica a cidade brasileira com menos habitantes do país
De acordo com o IBGE, Serra da Saudade, em Minas Gerais, é a cidade com a menor população do Brasil, com 854 habitantes
atualizado
Compartilhar notícia
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (29/8) mostram que o menor município do Brasil, com uma população de menos de 1.500 habitantes, é Serra da Saudade, a 262 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
De acordo com o órgão, a população do país aumentou 4,68% em comparação com o ano de 2023. As contagens populacionais são importantes porque servem de referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos do país.
Entre os 26 municípios com menor população, Serra da Saudade, em Minas Gerais, destaca-se com cerca de 854 habitantes. O município possui apenas dois bairros: São Geraldo e Centro, e abrange uma área de aproximadamente 335,659 km².
A prefeitura oferece wi-fi gratuito em toda a cidade e conta com um posto de saúde e uma escola municipal.
Serra da Saudade teve sua origem em uma fazenda. Com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Paracatu e a construção de Brasília, outros moradores começaram a se agrupar ao redor da fazenda, transformando-a em um pequeno povoado, por onde passava a construção da ferrovia.
Inicialmente, o local foi chamado de Rancho dos Carreiros, em homenagem ao rancho e aos tropeiros, segundo informações da prefeitura. O município realiza diversas festas para os moradores, incluindo tradições.
A prefeitura municipal foi inaugurada em 1º de março de 1963. O município também atuou como ponto de parada para viajantes que transportavam material para a construção de Brasília.
Lenda de Serra da Saudade
De acordo com a prefeitura, o nome tem origem em uma lenda sobre uma indígena que perdeu toda a sua família e viveu em solidão. Um dia, parentes dela que moravam na Bahia enviaram uma carta para ela, mas a mensagem nunca chegou devido às dificuldades de transporte.
A indígena acabou falecendo sozinha antes que a carta chegasse. Quando a população abriu a correspondência, a única palavra legível era “Saudade”, o que inspirou o nome Serra da Saudade.