metropoles.com

Saiba o que está deixando Porto Alegre tão gelada no mês de julho

Porto Alegre está enfrentando temperaturas muito abaixo do normal devido ao ar polar e às diversas frentes frias que atingiram o RS

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Ponte de Guaíba com nevoeiro
1 de 1 Ponte de Guaíba com nevoeiro - Foto: Getty Images

As capitais do país têm enfrentado temperaturas extremas durante o mês de julho de 2024. Enquanto algumas podem estar passando por um mês mais quente, outras enfrentam um frio mais intenso. Porto Alegre (RS) está experimentando temperaturas muito abaixo do normal, devido à presença de ar polar e ao menor número de horas de insolação em julho.

De acordo com o Climatempo, a frequente presença de ar polar e o menor número horas de insolação “são dois importantes fatores que fazem julho ter as menores médias climatológicas de temperatura máxima e de mínima na capital gaúcha”.

As diversas frentes frias que deixaram o Rio Grande do Sul sob influência de ar gelado e nebulosidade provocaram uma longa sequência de dias frios em Porto Alegre.

Entre 4 e 16 de julho, Porto Alegre registrou 11 dias com amplitude térmica igual ou abaixo de 5°C. As temperaturas máximas ficaram abaixo dos 14°C em quase todos os dias desse período, abaixo da média, que é de 19,7°C.

“No período de 1 a 19 de julho de 2024, a média de temperatura mínima foi de 9,5°C, o que está 0,9°C abaixo da média climatológica para o mês, que é de 10,4°C”, destaca o Climatempo.

O excesso de nebulosidade contribui com a sensação de frio.

As baixas temperaturas deste ano estão concorrendo para tornar julho o mais frio em Porto Alegre desde 1961. “A menor média de temperatura máxima para julho em Porto Alegre foi de 16,9°C, registrada em 1992”, informou o Climatempo.

Previsão para o Rio Grande do Sul

As temperaturas podem se elevar no Rio Grande do Sul até os próximos dias. Nos próximos dias, Porto Alegre deve alcançar temperaturas de até 20°C durante a tarde, com mínimas podendo ficar acima de 10°C.

Entre os dias 26 e 28 de julho, a chegada de uma nova frente fria deverá provocar uma forte queda na temperatura no RS.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?