metropoles.com

Saiba o que é “CLT Premium” e entenda trend sobre luxos trabalhistas

Buscas na internet pela expressão CLT Premium tiveram um aumento de 100%, segundo o Google

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
imagem colorida trend clt premium
1 de 1 imagem colorida trend clt premium - Foto: Arquivo pessoal

Você já ouviu a expressão “CLT premium”? Sabe o que significa? Nos últimos dias, o termo viralizou nas redes sociais, especialmente no TikTok, após uma nova trend, e se refere a profissionais contratados pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas que recebem benefícios diferenciados.

A trend é o mesmo que tendência, em português. De acordo com o Google Trends, na última semana, as buscas na internet por essa expressão tiveram um aumento de 100%.

Entre os benefícios que se encaixam na nova trend estão vale-refeição e alimentação com valores altos, bonificação referente aos lucros obtidos pela empresa, plano de saúde e academia de graça.

É preciso esclarecer que esses tipos de benefícios não são direitos trabalhistas, como no caso do auxílio-transporte, férias, 13º salário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Sendo assim, as empresas não têm a obrigatoriedade de oferecê-los.

Vídeo viral

Boa parte dos conteúdos sobre CLT premium é publicada por jovens da “Gen Z” – grupo formado por pessoas nascidas entre os anos de 1995 e 2010.

Ao g1, o jovem Victor Paz, de 23 anos, que é gerente de contas em uma instituição financeira de Santa Catarina e responsável por um dos vídeos da trend, que já atingiu quase 4 milhões de visualizações, contou que tem direito a 14º e 15º salários.

Segundo ele, “só com o vale-refeição, recebo o valor de quase dois salários mínimos”, afirmou.

“O pessoal ainda está desacostumado e remete o CLT a algo sofrido, que não dá frutos. Não é sempre assim, mas, para se ter um bom cargo, é preciso se aperfeiçoar”, diz o jovem.

Nos vídeos, os “CLT’s premium” ostentam os diferenciais que existem em suas empresas por meio de uma combinação de fotos em carrossel.

Dúvidas e pedidos de ajuda

Victor disse, ainda, que recebeu pedidos de ajuda, por meio de comentários na postagem e ainda mensagens privadas, após a repercussão do vídeo.

“Tem quem mandou mensagem pedindo uma luz, enviou o currículo. Estou incentivando (…) vou fazer mais vídeos para explicar como funcionam esses recrutamentos. As pessoas perdem oportunidades por falta de informação.”

Apesar dos relatos, o especialista em gestão de pessoas Victor Martinez afirma que a tendência pode desencadear sentimentos de inferioridade e insatisfação em quem não usufrui dos mesmos benefícios exigidos pelos “CLT’s premiums”.

“Tem que ter cuidado porque, em um país como o nosso, dizer que o seu VR é maior que um salário mínimo pode ser visto como algo agressivo. Parte da população só recebe isso no mês”, diz Victor.

Além disso, para o especialista em gestão de pessoas, o título “CLT Premium” está sendo aplicado como um “distintivo”, segundo o qual a pessoa se coloca em um patamar superior aos demais e se qualifica como um vencedor.

Por outro lado, ele acredita que a repercussão da tendência pode estimular o mercado a oferecer melhores condições de trabalho para atrair e reter novos talentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?