Saiba mais sobre João Campos, prefeito reeleito no 1º turno no Recife
João Campos liderou tranquilamente as pesquisas durante toda a campanha e se reelegeu no primeiro turno
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito João Campos (PSB-PE) foi reeleito no primeiro turno para prefeito de Recife (PE) em uma campanha sem muita concorrência. Ele dividirá, pelos próximos quatro anos, o comando da prefeitura com Victor Marques (PCdoB-PE)
O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (6/10), após apuração dos resultados.
João Henrique de Andrade Lima Campos, 30 anos, nasceu em Recife e é engenheiro civil. A política sempre esteve presente na vida do prefeito, ele é filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes, uma figura política importante para o estado.
Eduardo Campos disputava a presidência da República em 2014 quando morreu em um trágico acidente aéreo em Santos (SP).
A trajetória política de João Campos começou em 2016 quando assumiu a chefia do gabinete do Governo de Pernambuco no mandato de Paulo Câmara. Em 2018, disputou pela primeira vez e foi eleito o deputado federal vai votado do estado. Nas eleições de 2020, se elegeu prefeito no segundo turno em disputa contra sua prima Marília Arraes.
João Campos é filiado ao Partido Socialista Brasileiro e concorreu nas eleições deste ano pela coligação Frente Popular do Recife, que une os partidos PSB, Federação Brasil Da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV), União, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir, PMB.
Eleição 2024
O primeiro turno das eleições ocorreu neste domingo em 5.569 municípios brasileiros. Nos casos em que for necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro.
Dados do TSE mostram que as eleições deste ano contaram com mais de 456 mil candidaturas registradas, sendo 155 mil são mulheres e 301 mil homens.