metropoles.com

Saiba como ver a maior chuva de meteoros de 2023 nesta madrugada

Segundo o Observatório Nacional, a melhor hora para observá-lo será entre 3h30 e o amanhecer deste domingo (13/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/redes sociais
Meteoro cruza o céu de Goiás
1 de 1 Meteoro cruza o céu de Goiás - Foto: Reprodução/redes sociais

A maior chuva de meteoros do ano, Perseidas, terá seu pico na madrugada deste domingo (13/8). Ativa desde o dia 17 de julho, a expectativa é de que até 100 meteoros por hora possam ser avistados de acordo com a visibilidade em cada região do mundo nesta noite.

Moradores ao Norte do país poderão ver mais claramente o fenômeno. Segundo o Observatório Nacional, a melhor hora para observá-lo será entre 3h30 e o amanhecer.

No Norte do Brasil, o observador poderá desfrutar de taxas máximas entre 25 e 40 meteoros por hora. Na região Nordeste, espera-se taxas máximas entre 15 e 30 meteoros por hora, enquanto na região Centro-Oeste, estima-se que serão vistos entre 8 e 20 meteoros por hora. Na região Sudeste, a expectativa é de que sejam vistos entre 5 e 10 meteoros por hora provenientes desta chuva. Na região Sul, as taxas esperadas são menores que 5 meteoros por hora.

Para ver o fenômeno, o observador deve procurar pela constelação Perseus. Para isso, a opção mais fácil é fazer o download de algum aplicativo que mostre as constelações no céu. A chuva de meteoros pode ser vista a olho nu, desde que o céu esteja claro e com pouca poluição.

O que são meteoros?

Meteoritos são fragmentos de matéria sólida do espaço, que chegam na superfície da Terra. Os fragmentos que entram na atmosfera terrestre, mas não chegam à superfície são chamados de meteoros. O fenômeno deixa um “risco brilhoso” no céu, que é popularmente chamado de “estrela candente”.

O Perseidas resulta da passagem do planeta Terra pela região do espaço onde estão os detritos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, que dá uma volta em torno do Sol a cada 133 anos e que entrou pela última vez na parte interna do Sistema Solar em 1992.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?