Saiba como requerer o seguro-desemprego pela internet
O pedido será feito pelo site Emprega Brasil, mas o trabalhador demitido terá de ir a um posto de atendimento para continuar o processo
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal lançou, na segunda-feira (21/11), um pacote de serviços digitais para o trabalhador e, entre eles, está o seguro-desemprego pela internet. A novidade permitirá que o desempregado solicite o benefício online após ter recebido os documentos da demissão. O pedido será feito pelo site Emprega Brasil.
O primeiro passo é fazer o cadastro no portal e informar dados pessoais. Depois, o usuário será direcionado a um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. A carteira de trabalho deverá estar em mãos, pois é preciso acertar quatro das cinco perguntas.
Caso o beneficiário não responda corretamente, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”.
O cadastro está dividido em oito páginas, com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis. Ao concluir o preenchimento de cada uma, o site carregará a página do seguro-desemprego.
Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do seguro-desemprego. Em seguida, é necessário agendar o atendimento presencial para ratificar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.
Caso a data agendada ultrapasse o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento presencial.