Saiba como e quando assistir ao eclipse solar parcial no Brasil
Fenômeno terá início a partir das 11h43 desta segunda-feira (14/12). Alinhamento entre Terra, Lua e Sol vai bloquear luz solar
atualizado
Compartilhar notícia
A partir das 11h43 desta segunda-feira (14/12) será possível observar um eclipse solar em diferentes regiões do Brasil e da América do Sul. Os brasileiros só conseguirão visualizar o fenômeno de maneira parcial em estados do Sul e Sudeste. Em partes da Argentina e do Chile será possível ver o eclipse total.
A lua nova vai passar sobre a face do Sol e cobri-lo. O eclipse completo em si vai durar por pouco mais de dois minutos.
No Brasil, as regiões Sul e Sudeste conseguirão proporcionar que o fenômeno seja visto de maneira perceptível. Porém é importante destacar que o visual será diferente dependendo do local onde o observador estiver.
Chamado de Caminho da Lua, o fenômeno faz com que o dia se transforme em noite. Eventos assim, que ocorrem no meio do dia, causam uma escuridão repentina por alguns minutos.
O eclipse total não poderá ser visto em todos os locais. Em pontos da Argentina e do Chile, as pessoas conseguirão acompanhar o evento em sua totalidade. A Nasa vai transmitir ao vivo o eclipse da América do Sul nesta segunda (14/12) às 11h4o (horário de Brasília).
Um eclipse total acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, de forma que o satélite do nosso planeta impede que a luz solar chegue à Terra