Saiba como corpos de 40 cachorros foram parar em terreno baldio em RR
Deputado estadual denunciou suposto descarte inadequado de pelo menos 40 cachorros mortos em terreno baldio de Boa Vista, capital de Roraima
atualizado
Compartilhar notícia
Os corpos de pelo menos 40 cachorros jogados em um terreno baldio na região do Anel Viário, na zona Oeste da capital Boa Vista, em Roraima, teriam sido tratados inadequadamente porque um funcionário da empresa responsável por coletar os animais das clínicas veterinárias se deparou com o crematório de portas fechadas.
O deputado estadual e ativista Marcinho Belota (PRTB), responsável pela denúncia, contou ao Metrópoles que foi procurado pelo suposto dono da empresa em questão, na noite dessa terça-feira (28/3), com o relato de que um profissional do local seria responsável pela situação deplorável.
“O trâmite é o seguinte: a empresa pega os animais congelados nas clínicas, e leva para incinerar. Quando ele [o suposto funcionário] chegou ao local, a empresa estava fechada, e ele teria que levar no outro dia. Então ele jogou os animais no terreno, achando que ninguém ia achar”, contou o parlamentar.
“A empresa está entrando em contato com os tutores e lamenta muito pelo ocorrido. O responsável pelo descarte foi o motorista que, infelizmente, ao chegar no local onde iria cremar os animais estava fechado. O mesmo decidiu por conta própria jogar naquele lugar”, prosseguiu Belota.
A situação causou grande comoção nas redes sociais, e uma demanda pela culpabilização dos responsáveis. O caso foi denunciado pelo deputado ao Ministério Público de Roraima (MPF-RR) e registrado na delegacia no sábado (25/3) por um veterinário da equipe do ativista.
Na manhã desta quarta-feira (29/3), o deputado agendou uma reunião com um procurador do estado sobre a situação. “Vou me encontrar com o procurador para entender o que podemos fazer nesse caso, que deve ser deixado na mão da Justiça. Desde a denúncia, meu telefone não para. As pessoas querem uma resposta”, prosseguiu.
A região do anel viário, na Zona Oeste de Boa Vista, é mais afastada do centro da cidade, onde há relatos frequentes de desovas de corpos de animais e humanos, além de um alto índice de criminalidade.
Animais jogados
Segundo Belota, os cadáveres das dezenas de animais foram encontrados na sexta-feira (24/3) por uma pessoa que passava no local, que gravou um vídeo e enviou para ele. O parlamentar então chamou um veterinário que trabalha com ele, e os dois foram até o endereço no mesmo dia.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível identificar dezenas de cães mortos, entre carcaças e cadáveres em bom estado de conservação.
Veja o vídeo. As imagens são fortes:
A princípio, a suspeita era de uma chacina animal. No entanto, no local, o parlamentar identificou que os animais ainda estavam “gelados” e muitos eram de raça, por isso, houve indícios de um suposto descarte inadequado – que aconteceria há muito tempo, segundo relatos de pessoas que entraram em contato com Belota.
“Pegamos alguns animais para amostra, fizemos um vídeo e a população começou a reconhecer esses animais. Eles pagaram por esse serviço, mas nós não estamos aqui para penalizar, julgar a clinica veterinária. Com toda a certeza, pode ser a empresa que faz a coleta e nós vamos atrás de descobrir quem é o responsável”, disse o deputado durante a sessão na Assembleia Legislativa do estado, nessa terça-feira (28).