Saiba como consultar o saldo das contas do FGTS. Saques começam dia 15
A Medida Provisória 946/2020 foi publicada pelo Governo Federal no dia 7 de abril, em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU)
atualizado
Compartilhar notícia
O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no valor de até R$ 1.045 por cotista, terá início no dia 15 de junho, de acordo com a Medida Provisória 946/2020, publicada pelo Governo Federal no dia 7 de abril, em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
O saldo do benefício, liberado em decorrência da pandemia do coronavírus para trabalhadores que tenham contas ativas ou inativas, pode ser consultado através do site da Caixa ou do próprio FGTS e através do aplicativo para smartphones e tablets (disponível nas versões iOS, Android e Windows).
A Caixa disponibiliza também o serviço de envio de mensagens via SMS para informar mensalmente sobre depósitos feitos pelo empregador e o saldo atualizado do fundo de garantia.
Veja o passo a passo para verificar o saldo e outras informações no site da Caixa:
- Acesse o endereço www.caixa.gov.br/extrato-fgts
2. Informe o número do seu NIS, CPF, ou e-mail e clique em “cadastrar senha”
3. Leia o regulamento. Se estiver de acordo, clique em “aceito”
4. Preencha todos os campos com seus dados pessoais
5. Crie uma senha com até 8 dígitos, com letras e números, e confirme. Você será direcionado para a tela de login novamente
6. Preencha os campos com NIS ou CPF novamente, insira a senha cadastrada e o botão Acessar.
7. Clique em FGTS, em extrato
8. Aparecerá as seguintes informações sobre sua conta
Email e SMS
No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato do FGTS antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pela própria pessoa.
Na página, o indivíduo pode selecionar a opção de receber e-mail na conta vinculada. É possível também selecionar a opção de receber mensagens. Entretanto, ao fazer a escolha por SMS, o trabalhador para de receber o extrato bimestral em casa.
Crédito em conta
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os trabalhadores vão receber o crédito em conta e terão que esperar alguns dias para sacar os recursos em espécie. Os saques serão feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
Datas
De acordo com a MP, os saques devem acontecer entre os dias 15 de junho e 31 de dezembro. Faltando poucos dias para o início do prazo, no entanto, a Caixa ainda não divulgou a data em que cada trabalhador poderá acessar seus recursos. A instituição afirmou ao Metrópoles que “os procedimentos para pagamento do Saque Emergencial do FGTS serão divulgados em breve”.
O educador financeiro Carlos Castro, da consultoria Planejar, indica o uso do dinheiro para eventuais necessidades causadas em função da perda de parte da renda ou dívidas. “Se você não tem necessidade de liquidez e não está endividado, uma das possibilidades é sacar para investir”, sugeriu.
“O FGTS é um fundo feito para cobrir emergências. Precisamos pensar então em investir esse benefício em um fundo que tenha a mesma finalidade. Caso você não precise desse dinheiro e opte por não sacar, você pode comprometer futuramente a disponibilidade do mesmo”, afirmou Castro.