metropoles.com

Saiba como calcular o valor exato da primeira parcela do 13º do INSS

O período de entrada da aposentadoria interfere na quantia recebida antecipadamente. Números podem ser vistos no portal Meu INSS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Agência Brasil
fila no inss
1 de 1 fila no inss - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A quantia a ser recebida na primeira parcela do 13º já pode ser conferida por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio do portal Meu INSS. O pagamento será feito a partir da segunda-feira (26/08/2019) juntamente com o benefício de agosto, de acordo com o calendário mensal de liberação do órgão.

Nesta primeira liberação do 13º, quem se aposentou até janeiro vai receber metade do valor depositado mensalmente. Já a segunda parte vai ser paga a partir de novembro, junto com o desconto do Imposto de Renda (IR). O cálculo será o resultado da quantia total do IR sobre o valor total do benefício. Na conta, também será abatida a quantia liberada na primeira parcela do 13º.

Para os pensionistas que se aposentaram a partir de fevereiro, o valor do abono de Natal será menor. A conta é o somatório dos meses que vai receber até o fim do ano. Como exemplo, quem se aposentou em junho, terá abono igual a seis meses.

Já os segurados que entraram com o pedido de aposentadoria a partir de agosto receberão as duas parcelas do 13º do INSS juntas, mas o pagamento só será feito entre novembro e dezembro.

No caso dos trabalhadores classificados como incapacitados, há a garantia do abono de Natal. O valor final será a soma do período entre janeiro e agosto e o direito à antecipação do benefício passar a ser permanente. Vale ressaltar que quem recebe salário-maternidade não tem direito à antecipação da primeira parcela.

Até 2018, a liberação da quantia em agosto dependia de um decreto. Porém, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) enviou uma medida provisória instituindo o pagamento permanente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?