Saiba como alcançar nível ouro e prata na conta Gov.br
O Gov.br reúne mais de 4,2 mil serviços digitais do governo federal. Para ter acesso a alguns deles, é preciso aumentar o nível de segurança
atualizado
Compartilhar notícia
O portal Gov.br concentra uma gama de serviços públicos que podem ser acessados de forma simples e gratuita. Com cadastro na plataforma é possível, por exemplo, facilitar o preenchimento da declaração do imposto de renda, assinar documentos digitais, fazer a prova de vida do INSS, entre outros serviços.
O acesso à plataforma se dá em três níveis, classificados em ouro, prata e bronze. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), são 159,3 milhões cadastros no Gov.br, sendo 59,7 milhões no nível mais alto, 27 milhões na categoria prata e 72,6 milhões, na bronze.
Gratuita, a plataforma é utilizada para garantir ao cidadão brasileiro acesso aos mais de 4,2 mil serviços digitais do governo federal, como o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Declaração do Imposto de Renda, o Desenrola Brasil e o recém-lançado Voa Brasil.
Para se cadastrar, é necessário acessar o site, clicar no botão “Entrar com o Gov.br”, digitar o CPF, e seguir as instruções para finalizar o registro. Também é possível fazer o processo pelo aplicativo.
Entenda como subir de nível no Gov.br
Ao se cadastrar no sistema, o usuário automaticamente recebe a certificação de “bronze”. Quanto mais etapas de segurança configurar, melhor avaliado será e poderá acessar mais serviços.
Para ter o selo “prata”, é necessário selecionar “Aumentar nível” após o login e seguir para o “Selos de Confiabilidade”. Será preciso realizar reconhecimento facial e validar a conta bancária.
Para o título de “ouro”, o usuário também deverá ir à aba “Selos de Confiabilidade” e cumprir as etapas:
- Reconhecimento facial para bater com informações da Justiça Eleitoral;
- Leitura de QR Code da carteira de identidade;
- Validação de dados com o certificado de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).