Saiba como ajudar Brumadinho: shoppings e igrejas arrecadam doações
Região de Minas Gerais precisa de água, produtos de higiene e alimentos não perecíveis
atualizado
Compartilhar notícia
O rompimento da barragem da Vale do Rio Doce no município de Brumadinho (MG) mobiliza instituições de todo o país para ajudar no socorro da região. Estimativa do Corpo de Bombeiros mineiro diz que centenas de pessoas estão desaparecidas e algumas já foram encontradas sem vida.
Em Brasília, o ParkShopping lançou uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, água potável e itens de higiene que serão enviados a Brumadinho. Todos que quiserem doar podem levar os mantimentos no Serviço de Atendimento ao Consumidor, no segundo piso, ao lado do Banco do Brasil, das 10h às 22h.
Ainda no Distrito Federal, o Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam-DF) anunciou que fará o recolhimento de alimentos não perecíveis e água. Caminhões foram disponibilizados para realizar o transporte dos insumos até o município mineiro. Quem quiser doar pode procurar a sede do sindicato, no Terminal de Cargas no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A partir de segunda-feira (28/1), dependendo da quantidade da arrecadação, os veículos começam a partir com destino a Minas Gerais.
Serviço:
Posto de doação para Brumadinho
Endereço: STRC Trecho 04, Conjunto A, lotes 10, 11 e 12 – Terminal de Cargas do SIA, entrada de frente para a Av. Estrutural, próximo ao Detran do SIA
Outros shoppings, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, fizeram parceria com o Movimento Brasil Livre (MBL) e montaram bases para receber ajuda.
Confira a seguir a lista de estabelecimentos que recebem doações:
Rio de Janeiro
Barra Shopping
New York City Center
Park Jacarepaguá
ParkShopping Campo Grande
Village Mall
São Paulo
Jundiaí Shopping
Morumbi Shopping
ParkShopping São Caetano
Ribeirão Shopping
Shopping Anália Franco
Shopping Santa Úrsula
Shopping Vila Olímpia
Minas Gerais
BH Shopping
Diamond Mall
Pátio Savassi
Rio Grande do Sul
Barra Shopping Sul
ParkShopping Canoas
Paraná
ParkShopping Barigüi
A Arquidiocese de Belo Horizonte também anunciou uma campanha solidária. O objetivo é receber roupas, alimentos e água potável para as vítimas da tragédia. As doações podem ser entregues no seguinte endereço: Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha. Contato: (31) 3423-2187. Também é possível doar por esta conta:
Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política
Agência – 3494-0
Conta-corrente: 26227-7
Em Brasília, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) chegou a anunciar, na sexta-feira (25/1), que estava recolhendo doações de galões e garrafas de água potável para serem enviadas às vítimas da tragédia de Brumadinho. Mas a corporação soltou uma nota, na manhã deste sábado (26), informando que suspendeu a arrecadação.
“O CBMDF foi informado pelo gabinete de gerenciamento de crise montado em Brumadinho que o abastecimento de água da população não foi afetado com o rompimento da barragem Mina Feijão.
As primeiras informações sobre a tragédia mostravam que havia o risco de falta de abastecimento de água potável da região, o que felizmente não ocorreu”, diz o texto.