metropoles.com

Saiba cidades onde “Lula” e “Bolsonaro” disputam a mesma vaga

Os eleitores brasileiros irão às urnas em outubro para escolher os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Metrópoles
Arte mostra desenhos dos candidatos à presidência Lula e Bolsonaro sob as cores, respectivamente, vermelho e azul - Metrópoles
1 de 1 Arte mostra desenhos dos candidatos à presidência Lula e Bolsonaro sob as cores, respectivamente, vermelho e azul - Metrópoles - Foto: Yanka Romão/Metrópoles

As eleições municipais têm movimentado o cenário político brasileiro, inclusive com embates que se assemelham à corrida presidencial de 2022. Em seis municípios brasileiros, candidatos que se apresentam como “Lula” disputam a mesma vaga de postulantes com o nome “Bolsonaro”.

Levantamento do Metrópoles, com base em dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), constatou que em seis cidades há candidatos com nome “Lula” que se opõem a postulantes “Bolsonaro” na disputa por uma vaga na assembleia municipal.

A Justiça Eleitoral autoriza que os candidatos adotem como nome de urna apelidos e até nomes pelos quais são conhecidos. Dessa forma, alguns postulantes embarcam na polarização política entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para angariar votos.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024

Lula vs. Bolsonaro

Entre as seis cidades, somente um dos casos opõe o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL). Lula Maciel, do PT, e Heitor Bolsonaro, do PL, concorrem à Câmara Municipal de Lauro de Freitas, no estado da Bahia.

No Rio de Janeiro, candidatos “Lula” e “Bolsonaro” irão disputar a mesma vaga. Um dos casos ocorre em Nova Iguaçu (RJ), onde Lula Rodrigues (Rede) e Felipe Bolsonaro (PL) irão disputar a Câmara Municipal.

Em Jardim (MS), Lula do Bem (PL) concorre com Rosana Bolsonaro (PL). O Lula versus Bolsonaro ainda se repete nas cidades de Aracruz (ES), Japaratuba (SE) e São João de Meriti (RJ).

Veja quem são os candidatos:

6 imagens
1 de 6

Arte / Metrópoles
2 de 6

Arte / Metrópoles
3 de 6

Arte / Metrópoles
4 de 6

Arte / Metrópoles
5 de 6

Arte / Metrópoles
6 de 6

Arte / Metrópoles

Como mostrou o Metrópoles, na disputa eleitoral deste ano, 282 candidatos usam nomes de Lula e Bolsonaro nas urnas. A análise utilizou dados do TSE e considerou aqueles que figuram com nome de urna incluindo os termos “Lula”, “Lulinha”, “Bolsonaro” e “bolsonarista”.

Lula e Bolsonaro disputaram o Palácio do Planalto nas últimas eleições gerais, corrida eleitoral em que ficou evidenciada a polarização política, o que foi refletido no percentual de votação. Segundo informações do próprio TSE, Lula venceu o segundo turno das eleições com 50,9% dos votos, contra 49,1% de Jair Bolsonaro. A diferença entre os dois então candidatos foi de 2,13 milhões.

O primeiro turno para as eleições municipais está previsto para 6 de outubro, data em que os mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar irão escolher os próximos prefeitos, vice-prefeito e vereadores.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?