Saiba cidades onde “Lula” e “Bolsonaro” disputam a mesma vaga
Os eleitores brasileiros irão às urnas em outubro para escolher os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores
atualizado
Compartilhar notícia
As eleições municipais têm movimentado o cenário político brasileiro, inclusive com embates que se assemelham à corrida presidencial de 2022. Em seis municípios brasileiros, candidatos que se apresentam como “Lula” disputam a mesma vaga de postulantes com o nome “Bolsonaro”.
Levantamento do Metrópoles, com base em dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), constatou que em seis cidades há candidatos com nome “Lula” que se opõem a postulantes “Bolsonaro” na disputa por uma vaga na assembleia municipal.
A Justiça Eleitoral autoriza que os candidatos adotem como nome de urna apelidos e até nomes pelos quais são conhecidos. Dessa forma, alguns postulantes embarcam na polarização política entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para angariar votos.
Confira a página especial sobre as Eleições de 2024
Lula vs. Bolsonaro
Entre as seis cidades, somente um dos casos opõe o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL). Lula Maciel, do PT, e Heitor Bolsonaro, do PL, concorrem à Câmara Municipal de Lauro de Freitas, no estado da Bahia.
No Rio de Janeiro, candidatos “Lula” e “Bolsonaro” irão disputar a mesma vaga. Um dos casos ocorre em Nova Iguaçu (RJ), onde Lula Rodrigues (Rede) e Felipe Bolsonaro (PL) irão disputar a Câmara Municipal.
Em Jardim (MS), Lula do Bem (PL) concorre com Rosana Bolsonaro (PL). O Lula versus Bolsonaro ainda se repete nas cidades de Aracruz (ES), Japaratuba (SE) e São João de Meriti (RJ).
Veja quem são os candidatos:
Como mostrou o Metrópoles, na disputa eleitoral deste ano, 282 candidatos usam nomes de Lula e Bolsonaro nas urnas. A análise utilizou dados do TSE e considerou aqueles que figuram com nome de urna incluindo os termos “Lula”, “Lulinha”, “Bolsonaro” e “bolsonarista”.
Lula e Bolsonaro disputaram o Palácio do Planalto nas últimas eleições gerais, corrida eleitoral em que ficou evidenciada a polarização política, o que foi refletido no percentual de votação. Segundo informações do próprio TSE, Lula venceu o segundo turno das eleições com 50,9% dos votos, contra 49,1% de Jair Bolsonaro. A diferença entre os dois então candidatos foi de 2,13 milhões.
O primeiro turno para as eleições municipais está previsto para 6 de outubro, data em que os mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar irão escolher os próximos prefeitos, vice-prefeito e vereadores.