metropoles.com

“Saiam de suas casas”, diz prefeito de Maquiné após ciclone atingir o Sul

“Bens materiais a gente recupera. Vamos, agora, pensar nas vidas”, implorou o prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Prefeito de Maquiné João Marcos Bassani dos Santos - Metrópoles
1 de 1 Prefeito de Maquiné João Marcos Bassani dos Santos - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

O prefeito de Maquiné (RS), João Marcos Bassani dos Santos (PDT), pediu, na noite dessa quinta-feira (15/6), que os habitantes do município “saiam de suas casas”, após a passagem de um ciclone extratropical na região Sul do país provocar enchentes em diversas cidades.

“Saiam de suas casas. Bens materiais a gente recupera. Vamos, agora, pensar nas vidas”, implorou o prefeito durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

No vídeo, Santos recomenda a população de áreas mais baixas se deslocar para regiões mais altas do município ou para os abrigos fornecidos pela Prefeitura. Maquiné fica no litoral gaúcho.

Veja o pedido do prefeito de Maquiné:

O prefeito disse que o vídeo é um pedido para a população com o objetivo de evitar uma possível tragédia.

Localizada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Maquiné recebeu alerta de “grande perigo” para chuvas intensas e ventos fortes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município registrou 254,6 mm de chuva acumulada, o maior volume do estado.

Vídeos: ciclone no RS causa deslizamentos, inundações e bloqueios

Além disso, a Defesa Civil do estado emitiu alerta vermelho para chuvas intensas e risco de enxurradas nas regiões da Serra, do Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre. Os rios Caí, Paranhana e Sinos têm possibilidade de cheias.

“Não tem equipe de Corpo de Bombeiros suficiente. Não existe mais possibilidade de ficar em locais de risco, os locais baixos”, alertou o prefeito. Segundo relatos, pessoas estão ilhadas no município.

Ainda de acordo com Santos, o centro da cidade está completamente alagado, cenário nunca visto pela população. “O centro da cidade nunca esteve assim na história do município”, declarou.

O prefeito informou que solicitou apoio ao governo do estado. Nas redes sociais, o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), destacou que as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar estão mobilizadas para “dar assistência e apoio às comunidades mais afetadas pelas chuvas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?