metropoles.com

Sabino agradece ao União por indicação ao Turismo: “Muita disposição”

Segundo o governo Lula, a nomeação de Celso Sabino como ministro do Turismo sairá no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Celso Sabino, novo ministro do Turismo do governo Lula
1 de 1 Imagem colorida de Celso Sabino, novo ministro do Turismo do governo Lula - Foto: Reprodução

Após a confirmação do convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao deputado Celso Sabino (União-PA) para assumir o comando do Ministério do Turismo, o parlamentar divulgou um vídeo em que agradece à bancada do seu partido pela indicação à pasta. O anúncio do novo ministro foi feito pelo Palácio do Planalto nesta quinta-feira (13/7).

De acordo com o governo, a nomeação de Sabino sairá no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.

“Acabei de sair de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, onde recebi e aceitei o convite pra ser o novo ministro do Turismo no Brasil. Agradeço ao presidente pela confiança, agradeço à minha bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados e assumo com responsabilidade, com muita disposição”, diz.

Veja:

O convite foi feito durante reunião, nesta quinta-feira (13/7), na sede da Presidência. Também participaram da conversa, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O encontro para acertar a nomeação de Sabino foi antecipado pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Atualmente, a pasta do Turismo é chefiada por Daniela Carneiro (RJ), que pediu desfiliação do União Brasil. O partido tem pressionado o governo a substituir a atual ministra por Sabino.

Quem é Celso Sabino

Amigo próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Sabino está em seu segundo mandato como parlamentar. Em algumas ocasiões, durante a última legislatura, Sabino ficou próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a acompanhá-lo em viagens.

Apesar de estar prestes a ser oficializado como ministro, o deputado já criticou a nomeação de Lula para a Casa Civil do governo da então presidente, Dilma Rousseff (PT), em 2016. A crítica, porém, foi excluída das redes sociais de Sabino.

Além disso, Sabino votou contra o governo na análise de um trecho do texto do arcabouço fiscal que poderia gerar impacto de R$ 26 bilhões para as contas federais. O dispositivo, porém, acabou sendo rejeitado pela maioria dos deputados.

Natural de Belém (PA), Celso Sabino de Oliveira é advogado e administrador. Em 2013, filiou-se ao PSDB. Pelo partido, ocupou uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará entre 2014 e 2018.

Foi secretário do Estado e de Trabalho, Emprego e Renda durante a gestão do governador do Pará, Simão Jatene (PSDB). Ele já atuou como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Pará e como presidente do Instituto de Meteorologia do estado.

Em 2018, ainda filiado ao PSDB, Celso Sabino foi eleito deputado federal pela primeira vez. No pleito do ano passado, o parlamentar foi reeleito.

Durante o seu primeiro mandato como deputado federal, Sabino deixou o PSDB para se filiar ao PSL, que se fundiu com o partido Democratas para criar o União Brasil.

Desde que assumiu o posto de deputado federal, ele já foi líder e vice-líder do PSDB na Câmara e presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?