Russomanno foge do assunto Flávio Bolsonaro: “Não tenho nada com isso”
Candidato do Republicanos a prefeito de São Paulo busca associação ao presidente Jair Bolsonaro em campanha, mas evita pontos negativos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) tem no presidente Jair Bolsonaro o principal cabo eleitoral na corrida pela prefeitura de São Paulo. Porém, se irrita quando é perguntado sobre os aspectos negativos da parceria, como denúncias por corrupção.
O candidato interrompeu abruptamente uma conversa com jornalistas, no fim da manhã desta quarta-feira (4/11) no centro da cidade, após uma caminhada com mulheres que terminou na Praça da República. A pergunta era sobre o filho de seu padrinho, o senador Flávio Bolsonaro, que também é do Republicanos, ter sido denunciado por corrupção no caso das rachadinhas.
“Eu não tenho nada a ver com isso”, resumiu Russomanno, desviando o olhar e cobrando perguntas sobre outros assuntos.
Russomanno gosta de mostrar intimidade com Bolsonaro pai e tem nele o fiador da principal promessa de campanha, a criação do Auxílio Paulistano para complementar o Auxílio Emergencial do governo federal. A promessa de Russomanno está atrelada, porém, à prorrogação do programa federal, algo que não está garantido.
Na última sexta-feira (30/10), Russomanno foi ao Aeroporto de Congonhas aproveitar a passagem do presidente, que seguia para o feriado no litoral paulista, para tirar fotos e gravar para a propaganda eleitoral.
Os vídeos, porém, ainda não foram ao ar. A campanha busca um equilíbrio entre a vantagem que a imagem de Bolsonaro pode trazer e a rejeição ao político, que é de 46% segundo o Datafolha. É bem mais do que a rejeição ao governador João Doria (PSDB), de 39% segundo o mesmo instituto. Ainda assim, o candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB) também tem evitado valorizar seu padrinho na campanha.
Na última pesquisa Ibope/Rede Globo/Estadão, divulgada na última sexta (30/10), Russomanno, que liderou a corrida desde a pré-campanha, aparece 6 pontos atrás de Bruno Covas nas intenções de voto: 26% a 20%.
Caminhada com mulheres
A agenda de Russomanno na manhã desta quarta reuniu algumas dezenas de militantes, a maioria mulheres, em uma caminhada no centro de São Paulo.
Em vários momentos houve intensa aglomeração em torno do candidato. Apesar de a agenda ter sido em local aberto, no final o microfone usado por Russomano para discursar passou de mão em mão. Algumas pessoas tiraram a máscara para usar o microfone. Veja foto abaixo: