metropoles.com

Rússia volta a importar carne bovina do Brasil após caso de vaca louca

Anúncio do fim das restrições foi feito na manhã desta sexta-feira (7/4). Embargo começou no mês passado após caso atípico de “vaca louca”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DejaVu Designs/Freepik
Imagem mostra boi marrom
1 de 1 Imagem mostra boi marrom - Foto: DejaVu Designs/Freepik

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta sexta-feira (7/4) a derrubada das restrições da Rússia à carne bovina brasileira exportada do Pará. O embargo foi estabelecido no último mês após um caso atípico de “vaca louca”.

A doença, também conhecida como Encefalopatia Espongiforme Bovina, afeta o sistema nervoso dos bovinos e pode ser transmitida aos seres humanos por meio do consumo de carne contaminada.

“O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio hoje, 7 de abril, do fim das restrições à carne bovina brasileira impostas pela Rússia em razão do caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica no estado do Pará. Diferentemente da forma clássica da enfermidade – conhecida como “mal da vaca louca” –, a forma atípica é de ocorrência natural e espontânea no rebanho bovino, não representa risco à saúde pública e tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)”,  informou o Itamaraty.

Segundo o governo, em 2022, as exportações de carne bovina ao país russo resultaram em US$ 165 milhões. O montante é equivalente a 24 mil toneladas.

De acordo com o Itamaraty, embaixadas brasileiras e representações do Ministério da Agricultura e Pecuária em países considerados estratégicos estão atuando para evitar “fechamentos indevidos” de mercado.

O anúncio da Rússia se soma à recente reabertura do mercado das Filipinas e da China, que também haviam suspendido a exportação de carne bovina do Brasil. Outros cinco países mantêm as restrições: Bahrein, Cazaquistão, Catar, Irã e Tailândia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?