metropoles.com

Rumo à África: Lula embarca para primeira viagem internacional do ano

O presidente Lula cumpriu agenda interna cheia antes de partir para a África. Ele voltará para o Brasil entre 19 e 20 de fevereiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida do ex-presidente Lula usando óculos e segurando uma pasta vermelha - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ex-presidente Lula usando óculos e segurando uma pasta vermelha - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, nesta terça-feira (13/2), para a primeira viagem internacional deste ano. Antes do giro pela África, o chefe do Executivo tirou os dias do Carnaval para ficar em Brasília, sem agenda oficial.

De qualquer forma, há expectativa de que o petista despache algumas orientações para os ministros antes de ficar uma semana fora do país. Alguns, como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), estarão na capital federal, mas, a princípio, não trabalham.

Antes da viagem, Lula reforçou a agenda interna. Na sexta-feira (9/2), o presidente dedicou a manhã para uma conversa com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a fim de melhorar a relação entre Executivo e Legislativo, especialmente após o discurso de Lira na abertura do Ano Legislativo.

A conversa, segundo Padilha, reafirmou os papeis de cada ministro na relação com o Congresso Nacional. “Não existe qualquer tipo de clima que gere tensão, muito pelo contrário”, garantiu.

Lula também se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e conversou com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, por telefone.

Na quinta-feira (8/2), o petista participou de um jantar na Embaixada da Palestina, onde citou a viagem internacional. Para ele, é com o “espírito” de harmonia “que visitarei em alguns dias o Egito, a Liga Árabe e a Etiópia, dois novos integrantes do Brics, e participarei da 37ª Cúpula da União Africana”. Lula falou ainda sobre a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, da Palestina.

“Ontem, completaram-se quatro meses dos ataques perpetrados pelo Hamas. Condenamos de forma veemente esses atos terroristas. Condenamos com igual veemência a reação desproporcional de Israel. Atuei pessoalmente junto a vários chefes de Estado e de Governo em prol do cessar-fogo, da libertação dos reféns e da criação de corredores humanitários para a proteção dos civis”, destacou.

O petista viaja com algumas pendências e lançamentos a serem agendados, como o programa Voa Brasil — de passagens a R$ 200 para estudantes do ProUni e aposentados — e a discussão do novo ensino médio.

No Congresso, ainda serão pautadas a medida provisória (MP) da Reoneração e o veto presidencial às emendas parlamentares. O presidente retornará entre 19 e 20 deste mês.

Agenda na África

A viagem tem como metas estreitar os laços do Brasil com os países visitados e demais chefes de Estado que estarão na Cúpula da União Africana. O Egito é um influente país também entre as nações árabes e auxiliou o Brasil para resgatar brasileiros da guerra entre Israel e Hamas pela passagem de Rafah.

O comércio no Egito também é atrativo para os brasileiros. Há expectativa pela aprovação de novos abatedouros e frigoríficos para exportação ao país africano. Também será pauta uma rota aérea para ligar São Paulo a Cairo.

Na Etiópia, o principal atrativo também é a entrada do Brasil no setor econômico e o prestígio do convite de Lula ter sido convidado a discursar na cúpula, geralmente composta apenas por nações africanas.

Em reuniões durante a viagem, o chefe do Executivo tratará também dos temas prioritários do G20, o Grupo dos Vinte, como combate à fome e desigualdade, agenda verde e relevância do Sul Global.

Balanço de agendas

Em ano de eleições municipais, o chefe do Executivo se comprometeu a priorizar a agenda interna, mas deverá fazer um equilíbrio. Isso porque o Brasil está na Presidência do G20 até novembro.

Assim, Lula articula para receber líderes mundiais no Brasil. Em março, o petista receberá o presidente francês, Emmanuel Macron, em Brasília. É esperada também uma visita oficial do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, no mesmo mês.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?