Rui Costa vai entrar na Justiça contra MP sobre coronavírus
O governador da Bahia disse que vai contestar na Justiça medidas sobre transporte entre estados e municípios tomadas por Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Em vídeo gravado na manhã deste domingo (22/03), o governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou que vai entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Medida Provisória 926/2020 e o decreto editados na sexta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Com uma ação direta de inconstitucionalidade, o petista pretende contestar, sobretudo, o fato de a MP impedir ações dos estados restritivas à circulação de veículos entre estados e municípios.
Quero reafirmar que, na Bahia e no Nordeste, vamos continuar realizando ações de suspensão do transporte intermunicipal e implantando barreiras sanitárias nas nossas estradas para controlar a disseminação do novo #coronavírus. pic.twitter.com/lOjDlm4XxX
— Rui Costa (@costa_rui) March 22, 2020
A Medida Provisória concentra no presidente Jair Bolsonaro (sem partido) as decisões sobre os serviços que podem ser interrompidos por causa do coronavírus. Esse é mais um exemplo das divergências entre o chefe do executivo federal e os governadores em torno dos procedimentos adotados para conter o avanço da Covid-19.
Representantes estaduais, como o tucano João Dória (São Paulo) e o emedebista Helder Barbalho (Pará) reclamam da demora de Bolsonaro em adotar medidas para estancar o avanço da pandemia.