metropoles.com

Rui Costa: “Prioridade é acolher pessoas e retirar das áreas de risco”

Temporais atingem mais de 430 mil na Bahia. Ao menos 16 mil estão desabrigados e 19,5 mil, desalojados. São 18 mortos e dois desaparecidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
enchentes no Estado da Bahia--11
1 de 1 enchentes no Estado da Bahia--11 - Foto: Isac Nóbrega/PR

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que a prioridade agora é “acolher as pessoas e retirá-las das áreas de risco”. O estado é assolado por chuvas intensas que já atingiram mais de 430 mil pessoas.

“Eu hoje conversava com o comandante dos Bombeiros e perguntei se, na história da Bahia, tinha algum registro de desastre ou tragédia com essa dimensão”, contou o governador, à CNN, neste domingo (26/12). “Tivemos tragédias muito severas que levaram a vida de pessoas, mas localizadas em uma ou duas cidades”.

“A região Sul, a região do Vale do Jequiriçá, a região de Jipiã e quatro cidades do oeste da Bahia também tiveram alagamento de muitas casas e comunidades. É uma tragédia nunca vista pela extensão e pela dimensão, seja pela quantidade de casas ou número de cidades ou extensão territorial”, afirma.

Rui Costa agradeceu pelos helicópteros enviados por São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Afirmou que, nesta segunda (27/12), uma aeronave do Exército deve chegar ao estado.

O governador também agradeceu a ajuda de todos os voluntários. Citou uma associação de jet ski. “São cerca de 40 profissionais e todos voluntariamente resgataram, e foi cada um contando: um resgatou 50, o outro, 30 pessoas. Foi um número grande de pessoas resgatadas de jet ski por trabalho voluntário”.

Inundações

A chuva forte, deslizamentos de terra e queda de estradas que afetam especialmente o sul e o sudoeste da Bahia atingem 430.869 moradores. Até o momento, foram confirmadas 18 mortes e duas pessoas estão desaparecidas. De acordo com balanço divulgado pelo governo, o estado tem 16 mil desabrigados e 19.580 desalojados.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou, neste domingo, situação de emergência em mais 47 municípios devido aos estragos causados pelos temporais. Com isso, subiu para 72 o número de cidades nesta situação. Pelo menos duas barreiras se romperam. “Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande”, disse Rui Costa.

Em algumas localidades, rios subiram 10 metros e deixaram municípios inteiros cobertos. Há estradas bloqueadas por deslizamentos. Com isso, moradores de alguns distritos estão completamente isolados, o que dificulta as operações de salvamento.

O governador sobrevoou municípios atingidos e explicou que o aumento no número de cidades em situação de emergência se deu pela cheia de rios, que continuam a subir: “Embora a chuva tenha dado uma trégua, a água continua subindo muito naquelas cidades que estão abaixo de barragens, abaixo de rios”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?