metropoles.com

Rui Costa: passagem aérea a R$ 200 não resolverá alto custo do setor

Programa, previsto para ser lançado em fevereiro, é para dois públicos específicos, e não será capaz de baratear as passagens no geral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem mostra o ministro Rui Costa (Casa Civil) no Senado durante audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente, de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional. Ele gesticula enquanto fala ao microfone e usa um terno escuro, com uma camisa branca e uma gravata azul, com detalhes vermelhos - metrópoles
1 de 1 Imagem mostra o ministro Rui Costa (Casa Civil) no Senado durante audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente, de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional. Ele gesticula enquanto fala ao microfone e usa um terno escuro, com uma camisa branca e uma gravata azul, com detalhes vermelhos - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro Rui Costa, da Casa Civil, disse que o programa Voa Brasil, de passagens aéreas a R$ 200, não resolverá o problema do alto custo do setor, mas é uma proposta “válida”.

“Não tem a função, para não criar falsa expectativa, de resolver um problema do custo da passagem em geral no Brasil. O custo da passagem no Brasil é muito alto, comparado a qualquer país do mundo”, afirmou Rui no “Bom dia, ministro” desta quinta-feira (21/3).

“De uma capital para outra, às vezes, o custo é mais alto do que uma passagem para a Europa”, criticou o chefe da Casa Civil, antes de reforçar as articulações entre ministérios e as companhias aéreas em busca da redução de preços das passagens.

Rui ressaltou a finalidade do programa, destinado para dois públicos: aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com ganho de até dois salários mínimos; e alunos matriculados no Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Dentro desses grupos, só poderá aplicar ao programa quem não tiver viajado de avião nos últimos 12 meses.

Segundo o titular da Casa Civil, o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, “busca um lançamento formal público do Voa Brasil”. Em janeiro, Silvio tinha dado a expectativa de começar o projeto até fevereiro, a depender da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A intenção do governo era de lançar o Voa Brasil em 2023, com Márcio França ainda à frente da pasta de Portos e Aeroportos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?