metropoles.com

Rui Costa: governo discutirá Ministério da Segurança Pública nesta 4ª

Governo vai debater, entre outros temas, criação do ministério da Segurança Pública em reunião na Casa Civil, com Flávio Dino e José Múcio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula e ministros no PAC seleções
1 de 1 Lula e ministros no PAC seleções - Foto: <p>Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o desmembramento do Ministério da Justiça e Segurança Pública em duas pastas está entre os temas que serão discutidos em reunião no Planalto, marcada para esta quarta-feira (24/10).

Na pauta, também estarão novas medidas para a área de segurança pública. Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que ainda pensa em criar um ministério específico para a Segurança Pública.

“O presidente, como disse pela manhã, está refletindo, está conversando. [Ele] Teve conversa ontem com o ministro Flávio Dino [Justiça e Segurança Pública], hoje teve conversa com Jose Mucio [Defesa], amanhã nos iremos fazer reunião da Casa Civil com é José Múcio e Flávio Dino juntos”, afirmou o ministro à imprensa.

Segundo Rui Costa, a criação de um novo ministério depende de discussões realizadas entre ministros e futuros estudos sobre qual seria o conteúdo, o propósito, alcance e limitações da nova pasta, para que Lula possa tomar uma decisão.

Atualmente, a área de Segurança Pública está incluída no Ministério da Justiça, mas há uma demanda antiga de divisão da pasta, como houve no governo de Michel Temer (MDB). O ministro da Justiça, Flávio Dino, é contra a divisão.

Crise de segurança no Rio

Mais cedo, ao citar a crise de segurança pública no Rio de Janeiro, Lula afirmou que ainda pensa em criar o ministério, proposta do petista durante a campanha eleitoral.

“Quando fiz a campanha, eu ia criar o Ministério da Segurança Pública. Ainda estou pensando em criar, pensando quais são as condições que você vai criar, como é que vai interagir com os estados. Porque o problema da segurança é estadual. O que nós queremos é compartilhar com os estados as soluções dos problemas”, afirmou Lula durante o programa Conversa com o Presidente, nesta terça-feira (24/10).

Lula falou sobre a possível divisão da pasta logo depois de comentar a crise de segurança pública no Rio de Janeiro, que nesta semana vive uma situação de caos, com ataques de milicianos.

O presidente defendeu o uso das Forças Armadas nos portos e aeroportos, para combater o crime organizado. No entanto, ele pontuou que os militares devem ajudar, mas sem uma intervenção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?