metropoles.com

Rui Costa compara Bahia com Brasília: capital tem “muita futrica”

“Estou me acostumando com esse ambiente de Brasília, que é diferente”, disse Rui Costa, ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula. Ele fala diante de microfone, sentado diante de mesa - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula. Ele fala diante de microfone, sentado diante de mesa - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Ex-governador da Bahia, Rui Costa ocupa há cinco meses um dos cargos mais importantes do governo federal, o de ministro-chefe da Casa Civil, responsável por coordenar a administração federal. O petista, porém, diz ainda estar se acostumando com “o ambiente” da capital da República.

“Qual a diferença de Brasília para a Bahia?”, perguntou Rui Costa, a si mesmo, durante entrevista para a GloboNews na tarde desta quarta-feira (10/5). “É o ambiente aqui. Talvez por ter palácios, é um ambiente de muita futrica, muita fofoca, muita fake news, montagem de notícias falsas. Estou me acostumando com esse ambiente de Brasília, que é diferente de outros estados”, afirmou o ministro da Casa Civil.

O contexto da fala são críticas sobre dificuldades de relacionamento do governo Lula com o Congresso, e até internamente. O ministro admitiu falhas, mas explicou que o governo está buscando melhorar e acelerar as nomeações para cargos e as liberações de emendas para parlamentares.

Brasília na mira dos políticos

A capital federal foi criticada por outro político nesta semana. O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) atacou a cidade na terça-feira (9/5), durante crítica ao projeto que cria 484 cargos comissionados no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Em resposta, o deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF) disse que a fala do parlamentar foi “infeliz”.

Kataguiri disse que o DF “assalta” os outros estados e é uma “ilha da fantasia”. O parlamentar atacou os brasilienses ao afirmar que “o DF consegue ter a maior renda per capita do país não porque produz, mas, sim, porque suga dos estados”.

Logo após a fala de Kataguiri no plenário, Gilvan afirmou que Brasília é tocada por funcionários que estudaram e trabalham duro. “O senhor está sendo infeliz quando diz que Brasília é ilha da fantasia, porque aqui tem homens e mulheres trabalhadores e honrados”, pontuou. Veja:

Nesta quarta, nas redes sociais, Kataguiri, alegou que não atacou os brasilienses. “Ataquei os privilégios da classe política, Judiciário e MP. Estávamos discutindo um projeto que cria gratificação pra 400 pessoas que já recebem R$ 10 mil. Esse dinheiro sai do mais pobre”, escreveu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?